Está chegando à reta final a oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2012. Depois de classificar 489 alunos de 16 escolas municipais, a Prefeitura de Macaé, por intermédio da secretaria de Educação, comemora o desempenho dos alunos que, no último sábado (15), realizaram a concorrida prova da segunda fase da competição. Nesta etapa, a avaliação teve como foco principal as questões de matemática lúdica e raciocínio lógico.
Após encarar duas etapas do desafio, os estudantes das escolas municipais também estão participando de aulas diferentes com a utilização de diversos materiais, que tem por objetivo mostrar na prática o que é ensinado pelos professores. Estas aulas foram propostas pela Coordenação de Matemática, para desmistificar a ideia de que a matéria é o “bicho papão entre todas as disciplinas”. Conforme a secretária de Educação, Marilena Garcia, competições de conhecimento desse molde reforçam o compromisso com a educação de qualidade:
– Essa avaliação é mais um estímulo ao estudo da matemática. Para isso, além dos recursos disponibilizados, como os Laboratórios de Matemática e os diversos materiais de apoio ao ensino, o envolvimento dos alunos e professores é fundamental, para que as habilidades e conhecimentos da matéria sejam ampliadas cada vez mais – reforça Marilena, entusiasmada e lembrando que Macaé obteve resultados expressivos nas competições anteriores.
A primeira fase da Obmep foi realizada com questões de múltipla escolha. Já a segunda, foi reservada à realização da prova discursiva. A seleção contou com 255 representantes do nível I, formado pelo 6º e 7º anos do ensino Fundamental. Já no Nível II, participaram 187 alunos classificados e matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, enquanto que o Nível III reuniu 48 aprovados na primeira seleção e alunos matriculados no Ensino Médio.
Entre as unidades de ensino com representantes na segunda fase da oitava Obmep estão as escolas Ancyra Gonçalves Pimentel, Cláudio Moacyr de Azevedo, Joaquim Augusto Borges, Sana, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Maringá, Elza Ibrahim, Pedro Adami, Engenho da Praia, Ivete Santana Drumond de Aguiar, Raul Veiga, Polivalente Anísio Teixeira, Maria Letícia Santos Carvalho, Samuel Brust e Caetano Dias, além do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac).
– Estamos ansiosos quanto à divulgação dos resultados. Esta é mais uma ferramenta para trabalharmos em prol do processo ensino-aprendizagem da disciplina. Com a olimpíada não incentivamos apenas os estudantes, mas os professores quanto à utilização de estratégias e dinâmicas para aulas mais prazerosas – diz a coordenadora de Matemática, Norma Tannus.
O próximo passo da Obmep 2012 é a divulgação dos resultados no dia 30 de novembro. Já a premiação está prevista para acontecer no dia 20 de fevereiro 2013. Os melhores classificados vão receber medalhas e menções honrosas. Os medalhistas terão ainda a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A previsão, é que os professores dos alunos premiados também recebam outros prêmios, como tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também poderão ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).