logo

Alunos da rede municipal de ensino fazem propostas para Plano Diretor

21/09/2005 18:33:54 - Jornalista: Catarina Brust

Os estudantes da Escola Municipal Engenho da Praia mostraram que mesmo com pouca idade, sabem muito bem o que querem para uma cidade melhor. Convidados a “trabalhar” em cima de propostas para o Plano Diretor de Macaé, a partir da apresentação do Projeto Construindo Macaé para Todos para as escolas do município, no mês de julho, feita pela equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad), eles aceitaram o desafio e embarcaram no processo de elaboração da nova Lei.

Nesta quarta-feira (21) pela manhã, os alunos de 5ª a 8ª série do Engenho da Praia fizeram diversas apresentações para a equipe da Cogeplad mostrando problemas e soluções para o bairro.

“O trabalho foi desenvolvido pelos professores com os alunos. Eles fizeram entrevistas com os moradores através de um questionário elaborado em sala de aula, fotos e gráficos registrando os problemas do bairro. Eles tem expectativas e esperanças que o Plano Diretor possa trazer benefícios para a localidade onde moram”, disse a diretora da escola, Ivone de Jesus Rodrigues.

Com nove anos de vida, a Escola Municipal Engenho da Praia possui 1019 alunos, pelo censo escolar de 2005, sendo que 667, estão nas turmas de 5ª a 8ª série. Para apresentar a conclusão da pesquisa sobre o bairro, os alunos dividiram por assunto os problemas do Engenho da Praia e localidades vizinhas: transporte, educação, saneamento básico, esporte, saúde, segurança e habitação foram os temas focalizados.

Os estudantes da turma 502 mostraram através de uma maquete, feita com cartolina, como é perigosa a travessia da pista da Rodovia Amaral Peixoto-RJ 106. A proposta dos alunos foi a colocação de um “pardal” e a construção de uma passarela para facilitar o acesso dos moradores.

O sonho da escola ideal, com laboratório de ciências, teatro, sala de informática, piscina e quadra, foi apresentada pelos alunos da turma 703. O abastecimento de água no bairro – que é feito através de caminhões pipas da prefeitura de Macaé e por poços artesianos das residências – levou os estudantes a pedir melhorias. A saúde, habitação e segurança foram também apresentados pelos alunos através de maquetes.

“Esses trabalhos mostram sonhos, desejos e com certeza esperança de mudança, com o Plano Diretor, para um mundo melhor. Com essa atividade eles estão praticando cidadania”, disse a diretora da escola. Nesta quinta-feira (22) a Oficina de Mobilização do Plano Diretor será realizada às 19h no Centro Comunitário São Francisco de Assis, em Imboassica.