logo

Alunos da rede municipal recebem artista americano

01/05/2012 09:17:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Os alunos do Cetep vão participar de uma aula especial de grafite

Os alunos do curso de Grafite do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que acontece no Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, terão uma aula amanhã (quarta-feira, dia 2), com o artista novaiorquino Rezo. O grafiteiro estará no Brasil por conta de um evento internacional e foi convidado pelo instrutor Marlon de Gitiranna, o Muk, para falar de sua arte para os alunos. Ele também fará uma letra–tipografia de seu nome no muro da escola. O instrutor conheceu Muk no mundial no Peru em 2009.

Durante o encontro, os 29 alunos do colégio, que iniciaram as aulas práticas recentemente, terão a oportunidade de grafitar parte do muro da escola com orientação de Rezo. E a intenção, de acordo com Muk, é que todo o muro seja pintado até o fim do curso, em maio. “A iniciativa do Cetep é muito importante para levar o conhecimento sobre o uso do spray para dentro das escolas de forma correta. E também é uma forma de evitar o vandalismo”, disse o instrutor, contando ainda que muitos talentos são descobertos durante o trabalho.

A parte teórica do curso começou em março e abordou as técnicas básicas de desenho, sombra, luz, figuras geométricas, conhecimentos históricos do grafite e da escrita estilizada. Além disso, cada um dos alunos escolheu uma tag (nome estilizado usado pelos grafiteiros) para usar em suas artes.

As aulas, oferecidas a todos os alunos da escola, geralmente têm a adesão de estudantes com maior identificação com o desenho. Uma delas é a estudante Gabriele Ferreira, de 14 anos, que já conhecia o trabalho do instrutor e se inscreveu assim que soube do curso.

“Eu desenho há um tempo e entrei no curso para pegar a técnica. Estou gostando muito”, contou a aluna. Natália Félix, de 15 anos, se interessou pelo assunto quando o instrutor foi na sala e falou sobre o assunto. “Considero o grafite uma arte que as pessoas deveriam respeitar mais. Penso até em me tornar professora”, ressaltou Natália.

Os alunos também participarão em julho do evento que será promovido com apoio da Secretaria de Educação e empresas do município, o 2º Kolirius Internacional de Graffiti. Durante o evento, os grafiteiros mais atuantes do mundo estarão em Macaé e farão a grafitagem de um muro de 800 metros, no bairro Fronteira.