logo

Alunos da rede municipal serão avaliados na Prova Macaé

22/03/2019 10:09:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: João Barreto / arquivo SECOM

Avaliação contará com questões de Língua Portuguesa e de Matemática, além da redação

Cerca de quatro mil alunos do 5ª e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal serão avaliados na terça e quarta-feiras (26 e 27), nos turnos da manhã e da tarde, na primeira edição da Prova Macaé. A avaliação contará com 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, além da redação. A segunda edição da Prova Macaé está prevista para o terceiro bimestre deste ano, nos dias 3 e 4 de setembro.

Esses mesmos alunos responderão aos testes da Prova Brasil 2019 e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujos resultados subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Essa avaliação, que é elaborada pela secretaria municipal de Educação, por meio da Superintendência do Ensino Fundamental e Médio, é uma avaliação diagnóstica de acompanhamento de desempenho dos alunos, em relação às competências de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, Silaine Matos, a prova serve também para ajustar os objetivos que os alunos precisam aprender nessas duas disciplinas, de acordo com os descritores da Prova Brasil 2019, que avaliará todos os alunos do 5º e 9º ano de escolaridade de todo o país.

"Em contrapartida, temos desenvolvido um trabalho com o 4º e 8º anos de escolaridade, para que os alunos sejam diagnosticados em suas defasagens, para que suas aprendizagens sejam aprimoradas em sala de aula com seus professores", enfatizou a coordenadora.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.