logo

Alunos da rede municipal terão merenda escolar mais fresca e nutritiva

21/02/2013 18:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O ano letivo começa com uma das melhores merendas escolares do país servidas aos alunos da rede municipal de Educação. Entre os alimentos consumidos nas escolas, 19 itens são oriundos da agricultura familiar de Macaé. Feijão de corda, diversos legumes e verduras, alguns tipos de bananas, entre outras frutas e alimentos frescos e nutritivos estão no cardápio dos estudantes. Esses produtos já somam cerca de 60 mil quilos de alimentos.

O governo municipal, por meio da recém-criada Coordenação de Saúde do Escolar e Nutrição, que integra as ações das subcoordenações de Saúde do Escolar e de Nutrição, está aliando estratégias preventivas para a boa saúde. O cardápio executado pela empresa prestadora desse serviço é elaborado pelos nutricionistas da prefeitura. Além disso, projetos de educação alimentar e de diagnóstico nutricional serão levados a todas as unidades escolares.

A prefeitura também abrirá, em breve, novo processo licitatório para o serviço de merenda escolar. A empresa vencedora deverá cumprir as metas da atual gestão com o objetivo de aumentar o valor nutricional das refeições servidas. A nova coordenação também será responsável pela fiscalização desses serviços.

A qualidade da merenda escolar tem avançado nos últimos anos. O município já é referência, recebendo gestores de outras cidades que vêm conhecer o funcionamento do setor. Mas a nova gestão pretende aprimorar essa oferta. Por isso, entre as principais metas estão: a inclusão cada vez maior da agricultura familiar e o atendimento das necessidades nutricionais especiais dos educandos.

A participação da agricultura familiar na oferta de merenda escolar, além de fortalecer a economia regional, garante a boa qualidade nutricional dos alimentos. Já o suprimento de especificidades se refere a estudantes com diabetes, intolerância à lactose, a glúten, alergia à proteína do leite de vaca, entre outras. Também serão feitas campanhas em prol da alimentação saudável, que previne a obesidade e outras doenças.

O novo governo pretende acelerar a legalização das cooperativas de pescadores, por meio da Secretaria de Agricultura. Também será criado um local apropriado para o processamento do pescado, onde serão atendidas as exigências da vigilância sanitária.

O consumo de uma alimentação equilibrada, que inclui peixes, legumes, verduras e frutas será o foco da “Semana de Alimentação Escolar”, comemorada na terceira semana de maio. Este ano, o tema indicado pelos ministérios da Saúde e da Educação é “Alimentação Saudável”. Esse processo de sensibilização abrangerá oficinas educativas e avaliação nutricional nas escolas, em parceria com as subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação Municipal de Esporte e Turismo e secretaria de Saúde.



Os responsáveis poderão autorizar seus filhos a fazer avaliação bioquímica por meio de coleta de sangue, medição de percentual de gordura, de glicose, entre outros exames. Ainda serão realizadas ações culturais por iniciativa de cada uma das unidades de ensino.



Além das estratégias da Semana de Alimentação Escolar, o município realizará capacitação de professores orientadores, a partir de abril, que serão multiplicadores dessas informações na escola em que atuam durante o ano letivo. Também a empresa contratada oferece curso de capacitação para as merendeiras da rede.