Alunos da rede municipal vão visitar Interart Macaé

03/10/2013 16:59:00 - Jornalista: Andréa Lisboa e Joice Trindade

A Capital Nacional do Petróleo também se tornará a capital do artesanato a partir desta sexta-feira (4) com a segunda edição da Interart Macaé. A programação vai acontecer até domingo (13), das 15 às 22 horas, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

Além da atuação de cerca de 60 artesãos, instrutores, expositores e amantes das artes, a Interart Macaé contará com a visita de estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Eles terão a oportunidade de apreciar a exposição e também assistir às apresentações culturais na praça de alimentação. As visitas dos alunos do ensino municipal serão realizadas até domingo (13), a partir das 15h.

A proposta da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes é que a Interart contribua com o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento cultural, artístico e cognitivo dos estudantes. A intenção é que após a visitação, os professores possam trabalhar os temas e abordagens culturais que serão enfatizadas na Interart.

Outra novidade é que o grupo de instrutores de bandas escolares vão se apresentar na abertura do evento, às 19h desta sexta-feira (4). A feira, que reunirá estandes de vinte e dois países e de dezessete estados brasileiros, será marcada por exposições, eventos e oficinas culturais, além de espaços gastronômicos.

Com o tema “Macaé 200 anos”, o espaço da Interat terá dois polos gastronômicos: o do Sana, distrito da região serrana; e do bairro Lagomar, na zona norte da cidade. A contribuição dos emigrantes para a caracterização cultural de Macaé também será destaque do local.

Os ingressos serão vendidos a seis reais e o estacionamento custará cinco reais. Além disso, os organizadores da feira, em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda, distribuirão cinquenta mil convites a cerca de mil empresas instaladas no município destinadas aos trabalhadores e suas famílias.

Já os ingressos vips têm como objetivo a valorização dos trabalhadores de Macaé. Isso porque a Interart busca integrar culturalmente toda a sociedade, além promover intercâmbio cultural com outros países. A promoção da cultura nacional em sua perspectiva social é meta do projeto.

Realização - A prefeitura apoia a feira por meio de diversos órgãos, como a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o Fumdec, a secretaria de Trabalho e Renda, a Fundação Macaé de Cultura (FMC), a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, o Cetep, a Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, entre outros setores municipais.

O evento conta também com apoio da Acim, CDL, Sebrae e Macaé Convention & Visitors Bureau. O setor terciário vai colaborar com essa iniciativa através de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs).