logo

Alunos da rede municipal visitam Petrópolis

14/12/2012 15:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Alunos visitaram o Museu Imperial

Após a Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada realizar a gincana “Brincando com Solidariedade”, que trabalhou com os alunos o resgate de conceitos como respeito, amor ao próximo, aceitação das diferenças (inclusão), solidariedade, entre outros, os estudantes vencedores receberam o seu prêmio. As quatro turmas vencedoras do projeto ganharam um passeio a Petrópolis como premiação e os 62 alunos, acompanhados por oito funcionários, visitaram pontos turísticas da cidade, como o Museu de Cera, a Casa de Santos Dumont e o Museu Imperial.

Para ganhar o prêmio, os estudantes arrecadaram alimentos e cobertores durante o mês de outubro e em novembro. A ação mobilizou alunos, pais, professores e funcionários em um verdadeiro mutirão de arrecadação dos materiais que foram entregues a fraternidade católica Toca de Assis. A instituição abriga moradores de rua, a fim de devolvê-los a dignidade e reinseri-las na sociedade.

- Mais do que a premiação, com esta doação, a unidade de ensino promoveu, além da campanha solidária, a sensibilização das crianças para suas responsabilidades sociais. É muito importante que as escolas promovam eventos que estimulem as crianças a realizarem atividades também fora de sala de aula, que auxiliem em seu desenvolvimento como cidadão – disse o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.

Mesmo considerando que o mais importante seja a solidariedade, os alunos não deixaram de aproveitar o passeio. É o caso de Milena Esraelo Santos Souza, de 11 anos. “Foi legal! O que mais gostei no Museu Imperial foi a coroa de D. Pedro II que pesava 2kg e era toda em ouro e pedras preciosas. Já no Museu de Cera pude ver como era D. Pedro de verdade!", contou a aluna do 4° ano.

Sua colega, Annalis Doria dos Santos, de 10 anos, concordou. “Achei maravilhoso! Gostei de todos os três lugares. Fiquei impressionada com o chuveiro da Casa de Santos Dumont - A Encantada - e com o escarrador que tinha na sala de visitas masculinas no Museu Imperial”, descreveu a também aluna do 4º ano.

Outro aluno do 4º ano que se disse encantado com o passeio cultural foi Marcelo Douglas Gonçalves da Silva, de 10 anos. "Achei ótimo! O que mais gostei foi da coroa e da espada de Dom Pedro, que estava no Museu Imperial", afirmou.

Mas quem pensa que o passeio foi especial somente para as crianças, se engana. Os funcionários que acompanharam os alunos também elogiaram muito a viagem. "Gostei de tudo! O que mais me fascinou foi o Museu Imperial, onde vi as jóias, e o Museu de Cera, onde tirei foto com o Batman e com o Pelé", contou a auxiliar de Serviços Gerais, Sandra Lucia Vieira.

A também auxiliar de Serviços Gerais, Geneci de Souza Fonseca, concordou. "Maravilhoso! Na visita ao Museu Imperial fiquei impressionada com a roupa de gala de Dom Pedro II, que com a coroa pesava aproximadamente 20 kg. No Museu de Cera os cabelos eram naturais e implantados um a um. Adorei o Pelé, o Mr. Bin e o Gilberto Gil. Pensei que nunca veria tanta beleza!", disse.

A organização do projeto também está comemorando o resultado alcançado. "Creio que o objetivo do projeto foi alcançado com louvor! Pois quando observei as crianças imergidas no mundo da cultura e vivenciando toda a história do nosso país, fiquei anestesiada de tanta felicidade! O apoio dos alunos e dos funcionários que deram ânimo para realizar, pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Gincana: Brincando com Solidariedade”. Não basta apenas a aula entre quatro paredes. O interessante é vivenciar, pois assim toda disciplina ganha um novo olhar – afirmou Aline Bahia, que é Orientadora Educacional.

A diretora-adjunta, Francisca Santana Caetano, se surpreendeu com a disposição dos alunos. “Eu fiquei impressionada com o entusiasmo dos alunos e pais na chegada. Era visível a satisfação de terem conhecido um pouco da nossa história. As funcionárias de apoio que acompanharam a excursão disseram que nunca pensaram em estar num lugar tão maravilhoso", contou.

Já a diretor-geral, Adélia Mattos Pessanha, afirmou que esta será uma experiência inesquecível para os alunos. "Considero valioso os passeios-aula, tendo em vista que assim aproximamos mais os alunos do real. Investigar, experimentar, viver e construir são elementos primordiais na construção do conhecimento e na formação do indivíduo social", finalizou.