Representantes da coordenação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFF-Macaé) estão realizando uma série de visitas as escolas da rede municipal que oferecem as séries do segundo segmento do Ensino Fundamental. A intenção é informar que as unidades de ensino já podem agendar visitas dos alunos para que conheçam a estrutura oferecida pela instituição. No passeio, os alunos passam pelas salas de aula, laboratórios e as demais instalações destinadas às atividades do Instituto. Tudo para ambientar estes estudantes, que passarão pelo processo seletivo para ingresso no IFF.
As escolas da rede municipal que já visitadas pela equipe foram orientadas sobre o procedimento para o agendamento de visita a instituição, que consiste em enviar ofício solicitação à direção do IFF informando o número de alunos visitantes, responsáveis por acompanhar o grupo da escola e a data em que pretendem realizar a visita, que será confirmada pelo IFF conforme disponibilidade da agenda.
De acordo com o secretário de Educação, José Augusto de Abreu Aguiar, esta é uma orientação importante para que os alunos da rede municipal definam seus objetivos para o futuro, pois facilita a futura escolha profissional dos estudantes.
- A escolha da profissão é uma tarefa que muitas vezes angustia a maior parte dos jovens. E o conhecimento sobre a instituição que irá servir de preparação profissional e todo o seu funcionamento é muito importante. Trata-se de uma oportunidade para que os alunos conheçam a instituição, recebam orientações sobre os cursos e o mercado de trabalho, disse.
Entre as escolas que agendaram as visitas estão o CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, nesta quarta-feira (17), e o Colégio Municipal Professor Samuel Brust, previsto para ir à sede do IFF no próximo dia 24. No caso do último, esta não é a primeira vez que os alunos visitarão o instituto, como confirma a diretora-geral, Cláudia Márcia de Melo Mattos.
– Esta não é a primeira visita que os nossos alunos fazem ao IFF, porque consideramos extremamente importante para que eles tenham conhecimento sobre a proposta que a instituição possui para os alunos das escolas municipais. Isto faz com que consigamos quebrar o paradigma de que esta não é uma meta possível para eles, que muitas vezes acham que não é algo que pode fazer parte da sua realidade. Queremos que os alunos estejam ambientados e que eles saibam que é possível a todos que se dedicarem para isso, afirmou.
De acordo com Cláudia, o Samuel Brust realiza um trabalho com os alunos desde o 6º ano que vai sendo complementado nas séries que se seguem, até que eles estejam próximos de realizar as avaliações de seleção.
- Contamos com profissionais preparados, capacitados e com um perfil que lhe permita utilizar os recursos disponíveis para direcionar os trabalho e atividades junto aos alunos a essa meta. Até por isso, temos um histórico de alunos bem classificados em provas de anos anteriores, completa a diretora.
Durante a visita, os alunos fazem entrevistas com os coordenadores e os alunos do IFF para obter informações sobre os cursos oferecidos, a estrutura do campus e o atual mercado de trabalho. Também aproveitaram para conhecer os laboratórios e equipamentos utilizados.
- A partir do momento que eles nos visitam e presenciam a vivência prática que dos alunos que estudam aqui, eles descobrem os cursos com os quais tem mais afinidade. Cada coordenador fala sobre os cursos e as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos estudantes ao cursá-lo. Depois, nos laboratórios, eles têm a oportunidade de estar onde os alunos do Instituto aprendem toda a parte prática. A partir daí eles começam a ter um pouco da visão das atividades que são realizadas pelo IFF - explica a orientadora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora do convênio entre a Prefeitura e o IFF, Maria Auxiliadora Nascimento Ribeiro.
Para os alunos da rede municipal interessados em participar do processo seletivo, vale lembrar que o campus do IFF em Macaé oferece Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos, além do Programa de Ensino para Jovens e Adultos (PROEJA). Os cursos técnicos oferecidos são os de Eletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho. Já o PROEJA compreende a Qualificação em Caldeiraria e é direcionado para quem possui até o Ensino Fundamental completo. Vale lembrar ainda que os estudantes ganharam mais um prazo para se prepararem para o processo seletivo 2012/2013, que começará em um período diferente dos anos anteriores.