Estudantes dos 6º ao 9º anos de escolaridade, além do Ensino Médio de 19 unidades municipais de ensino estão se preparando para participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Macaé, a prova será aplicada para 11 mil alunos, que estão reforçando e exercitando suas habilidades e raciocínio nos laboratórios de Matemática (LEM) e nas aulas da disciplina. Tudo para manter os bons resultados alcançados das edições anteriores da olimpíada.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, diante de avaliações como estas, alunos, gestores, professores e equipes pedagógicas reforçam o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que contribuam com o estudo do conteúdo:
- A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é mais um estímulo ao estudo da matemática entre alunos da rede municipal de ensino. E a proposta da Secretaria de Educação é desenvolver ainda mais o processo ensino-aprendizagem, disponibilizando os recursos necessários para desmitificar a disciplina como o “bicho papão” das salas de aula. Prova disso são os resultados expressivos que obtivemos nas competições anteriores - ressalta.
As aulas de Matemática têm alcançado êxito em virtude de projetos pedagógicos e o funcionamento dos Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) instalados em unidades como Maria Letícia dos Santos Carvalho, Elza Ibrahim, Samuel Brust, Engenho da Praia e Oscar Cordeiro. “Os laboratórios facilitam as pesquisas e atividades que envolvem raciocínio e práticas pedagógicas, que contribuem com o incentivo ao gosto pela Matemática”, afirma a secretária.
A primeira fase da avaliação será objetiva e vai acontecer no dia 5 de junho nas unidades municipais de ensino que se cadastraram. No dia 26 de junho é a data-limite para as escolas enviarem os cartões-respostas dos alunos classificados para a segunda fase da avaliação. Já a segunda etapa será aplicada no dia 15 de setembro, com os alunos que conseguirem os melhores resultados. Desta vez, a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será discursiva.
Como premiação serão distribuídas medalhas e menções honrosas para os melhores resultados. Os medalhistas ainda terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. Além disso, está prevista a distribuição de computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus para as unidades de ensino que apresentarem bom desempenho.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
No ano de 2011, a OBMEP contemplou os estudantes das escolas municipais com 13 Certificados de Menção Honrosa, além de uma medalha de bronze, conquistada pelo aluno Maycon Gomes Moreno, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.
Já em 2010, o estudante da unidade municipal Maria Isabel Damasceno Simão, Lennox Macfarlane, ganhou medalha de prata. Já a estudante do Colégio Municipal do Sana, Victória de Almeida Garcia, recebeu certificado. Na lista de conquistas estão 13 menções honrosas para o nível, que abrange os 6° e 7° anos de escolaridade e cinco títulos honrosos para os alunos dos 8° e 9° anos de escolaridade.
O histórico de sucesso da rede municipal também foi marcado no ano de 2009, em que a Escola Municipal do Sana recebeu medalha de bronze e 21 unidades ganharam menções honrosas. Em 2008, as unidades Cláudio Moacyr de Azevedo e Ciep 455 - Maringá ganharam medalhas de bronze. Neste mesmo ano, 16 escolas receberam menções honrosas.