Com o principal objetivo de avaliar o nível de alfabetização e de letramento, cerca de 3,3 mil alunos da rede municipal de ensino de Macaé participam no próximo dia 29 da Provinha Brasil, seguindo orientação do Ministério da Educação. A prova será aplicada nas 160 turmas do segundo ano do Ensino Fundamental da rede, distribuídas em 50 escolas. A prova é composta por 24 questões objetivas e três discursivas.
A Secretaria de Educação vai disponibilizar uma equipe técnica para acompanhar a aplicação da prova, junto à equipe escolar das unidades de ensino que serão avaliadas. “A Provinha Brasil é também uma forma de ajudar a melhorar a qualidade do ensino cada vez mais, mostrando onde estão as maiores dificuldades do aluno. Agindo desta forma, vamos poder garantir melhores resultados no término da Educação Básica”, explicou a secretária Milmar Pinheiro.
A Provinha Brasil faz parte do Plano de Metas – Compromisso todos pela Educação - do Governo Federal, e foi elaborado buscando a parceria voluntária dos sistemas estaduais e municipais de ensino para um compromisso em proveito da melhoria da educação básica. O Plano contempla um conjunto de 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliação da qualidade do ensino e do rendimento dos alunos, entre elas a Provinha Brasil, que enfoca a necessidade de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, verificando os resultados por meio de exame específico.
De acordo com o Ministério da Educação, o resultado da avaliação não influenciará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Município (IDEB). O Ministério disponibilizou um kit da prova no site do Inep para as secretarias de Educação fazerem sua reprodução, atendendo seus quantitativos específicos de alunos.