O projeto de educação integral aplicado na rede de ensino de Macaé oferece atividades alternativas, com foco na cultura, esporte, lazer, geração de renda e formação da cidadania. Nele, monitores e oficineiros trabalham em horários alternados, levando atividades recreativas, artísticas e conscientizadoras aos alunos da rede municipal. Mas em muitos casos estas atividades acabam ultrapassando os muros da escola, como no caso dos alunos do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, que realizaram uma apresentação de Capoeira no Recanto dos Idosos.
A iniciativa partiu do oficineiro de Capoeira, Jéfferson Warlem Coutinho Gomes, que considera este esporte como uma possibilidade de as crianças e jovens valorizarem os idosos, já que para ele a compreensão de que os mais velhos também são fontes de conhecimento permite a construção de um futuro diferente:
- Fomos até o Recanto dos Idosos, onde fizemos uma apresentação de Capoeira e depois servimos um lanche e fizemos uma integração com os idosos. As crianças sentaram, bateram papo e trocaram carinhos e experiências entre gerações. Todos ficaram encantados e sempre comentam sobre a vontade de voltar lá para vê-los, comentou.
No final do encontro, os alunos ainda tiveram a oportunidade de expor a experiência que viveram neste dia através de uma redação que escreveram sobre o tema “O que posso fazer para um futuro melhor”: “Foi uma experiência muito válida e quero muito continuar a realizá-la com os alunos”, afirmou Jéfferson.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a iniciativa do oficineiro é muito positiva e deve ser incentivada para se tornar um exemplo.
- É muito interessante levar a educação além dos muros da escola. Além disso, chama a atenção destes jovens para a questão social, da afetividade, já que muitos daqueles idosos estão lá e sequer recebem a visita de familiares e ficam muitos sozinhos, esperando exatamente estas visitas, estas atividades em que podem participar, lembrou.
A secretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa afirma que fazer o projeto de escola integral e ir além é o fortalecer a qualidade de ensino.
- Este foi um projeto idealizado e desenvolvido pelo próprio professor de Capoeira e acho isso muito importante. Temos incentivado todos os monitores e oficineiros a realizar trabalhos de exemplos para outras escolas como este, pois tudo isso é positivo para a educação. É mostrar outros valores a esses alunos, que sabemos que precisam do conteúdo programático, mas também de outras ações educativas, finalizou a subsecretária.