logo

Alunos do Ensino Fundamental participam de concurso cultural federal

23/08/2013 11:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

O concurso cultural “Bú! Histórias de Medo e Coragem” está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. A programação, que tem o objetivo de premiar os melhores contos, é direcionada aos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. No estado do Rio de Janeiro somente os municípios de Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Teresópolis e Macaé foram selecionados para participar.

Desenvolvido pelo Ministério da Cultura e Programa Endesa Brasil, o concurso está movimentando os professores que atuam nas salas de leitura da rede municipal de ensino. A intenção é que os profissionais da Educação incentivem os estudantes a se inscrever no concurso. Para participar, os alunos devem se dividir em dupla para produzir histórias originais. Os interessados devem enviar os trabalhos para o endereço de e-mail contato@bulhistoriasdemedoecoragem.com.br.

O concurso também vai reforçar a motivação pelo interesse pela leitura e escrita. Para melhor orientação quanto à produção dos contos, cerca de 50 professores que trabalham nas salas de leitura participaram recentemente de um encontro especial com a presença da contadora do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, Kiara Terra. Na ocasião, o grupo recebeu um kit composto com livro-mestre, fichas, um DVD, regulamento, sacola e sete adereços cênicos.

O material didático recebido visa orientar o professor para realização de atividades em salas de aula - uma delas é a criação de um conto original. No regulamento, os estudantes interessados podem participar com o número de roteiros que desejarem. “O objetivo é que as narrativas sejam usadas na contação oral de histórias. Por isso, devem ser utilizados elementos de teatro e encenação. Esta será a oportunidade para os alunos destacarem suas emoções, anseios e situações de vida como coragem e medo”, ressaltou a coordenadora do Programa de Leitura, Leila Mancebo.

Uma comissão julgadora composta pela equipe coordenadora do concurso vai avaliar os seguintes critérios: estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação. Em cada estado, serão selecionados cinco contos finalistas. Os trinta melhores contos serão organizados em uma coletânea, que será distribuída gratuitamente para os autores, escolas e bibliotecas do país.

Além disso, as quatro escolas dos alunos que conquistarem o primeiro lugar, sendo uma proveniente de cada região participante, receberão uma filmadora digital. Já os professores ganharão um tablet e a dupla de alunos, uma mala com adereços cênicos e livros. Os nomes de todas as escolas e professores participantes serão incluídos nos créditos da coletânea com os 30 melhores roteiros.

No mês de novembro serão selecionados cinco contos finalistas de cada estado participante. Os autores também serão convidados a apresentar suas histórias para um corpo de jurados no mês de novembro. O resultado com os nomes dos quatro finalistas será apresentado em dezembro no site oficial.

Endereço - Outra novidade é que o trabalho poderá ser enviado de forma manuscrita para o endereço Avenida Angélica, 2632, 10º andar, Consolação, São Paulo, CEP 01228-200. Os professores interessados podem tirar dúvidas sobre o concurso, através do número 08007702969 (ligação gratuita).