logo

Alunos do Imburo participam da “Trilha Educativa Sr. Gualter”

26/09/2007 16:29:19 - Jornalista: Liliane Barboza

Alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais municipalizadas Imburo e São Manoel participaram, na manhã desta quarta-feira (26), da “Trilha Educativa Sr. Gualter”, no Horto Municipal de Macaé. O evento foi realizado através de parceria entre a secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma), Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), e secretarias especiais de Educação e de Saúde.

Além de participar da caminhada, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer várias espécies de palmeiras, bem como plantas medicinais produzidas no local e assistir a apresentação do grupo de Teatro Arte e Saúde (Grutas) . “Aqui, nós possuímos as palmeiras Real, Imperial, Buriti e Pupunha”, explicou o engenheiro florestal da Agrape, Rogério Freire.

O coordenador de Educação Ambiental da Semma, engenheiro florestal Paulo Sérgio Barcelos, disse que a intenção é realizar a trilha todas as quartas-feiras. “O objetivo principal é apresentar aos alunos como é realizada a produção de mudas, despertar sobre a importância das árvores, bem como da Mata Atlântica e ensinar noções de coleta seletiva de lixo”, explicou, acrescentando que, inicialmente, a atividade contemplará apenas alunos do Ensino Fundamental, mas futuramente outros grupos poderão participar, como os da terceira idade, CAPS e portadores de necessidades especiais. “Estudamos a possibilidade de inserir um ou dois adolescentes assistidos pelo Criam, para trabalhar como monitor”, contou.

A realização da “Trilha Educativa do Sr.Gualter”, de acordo com o coordenador de Educação Ambiental, contou com o apoio Agrape, através da presidente Mariana Machado. “Para voltar a realizar essa atividade no Horto Municipal, contamos com o apoio incondicional do secretário Henrique Emery”, ressaltou.

A atividade contou também com a participação do responsável pelo Horto Municipal, o engenheiro florestal Darlin Gratival. Ele explicou que o local possui 189 mil metros quadrados e as mudas produzidas são doadas principalmente para produtores rurais. “Elas são utilizadas na recuperação de áreas degradadas e ornamentação”.

Outra atividade desenvolvida com os alunos foi realizada pela engenheira florestal da Agenda 21, Eliene Figueiredo, onde as crianças participaram da dinâmica “Árvore dos Sonhos”. Por meio de frases, elas deixaram suas mensagens para uma melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

A aluna da escola São Manoel Ariane Vieira Daudt, 6 anos, conta que achou o passeio muito bom. “O que achei mais interessante foi ter a chance de plantar uma semente”, declarou. Já Carlos Vinícius Costa da Silva (9), da Escola Estadual Municipalizada do Imburo, disse que gostou de conhecer de perto as árvores, palmeiras e as plantas medicinais.