logo

Alunos do Peti visitam veículos de comunicação do município

20/09/2007 17:34:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de desenvolver o senso crítico e a criatividade dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da secretaria executiva da Infância e Juventude, vinculada a secretaria especial de Desenvolvimento Social e Humano de Macaé, está desenvolvendo o projeto Educomunicação, ou seja, utiliza a comunicação numa perspectiva educativa.

Nesta quinta-feira (20), quinze alunos do Peti visitaram a sede da Rádio 101 FM para conhecer o funcionamento e o trabalho da equipe da área comercial a de comunicação. Segundo o orientador pedagógico do programa, Douglas Fontes, nesta sexta-feira (21), a visita será na redação do jornal O Debate com o mesmo objetivo, saber o dia-a-dia dos profissionais para colocar nas bancas um jornal cheio de novidades para os leitores.

- Depois das visitas vamos montar um jornal e uma rádio experimental no Peti. Estamos visando intervir na comunidade, implementando núcleos de comunicação realizados pelos alunos -, frisa.

A coordenadora do Peti, Viviane Meneses, acrescenta que a comunicação tem uma relação forte e direta com a Educação. “Queremos que nossos alunos usem a comunicação como uma ferramenta para transformar sonhos em realidade, para que cresçam autônomos, com capacidade de transformação, intervindo diretamente na realidade em que vivem”, completa.

Cultura – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil desenvolve várias atividades educativas com os alunos. Em agosto, foi realizado o evento “Recriando Tarsila” com o objetivo de despertar o lado artístico, descobrir novos talentos e promover cidadania pela arte de crianças. Em outubro, as obras confeccionadas pelos alunos estarão expostas no Solar dos Mellos. Serão 47 telas baseadas nos quadros da artista plástica Tarsila do Amaral.

Atualmente, o programa atende 90 crianças entre sete e 14 anos dos bairros Fronteira e Nova Holanda. Os assistidos pelo programa freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes das aulas, é oferecido à garotada um café. As crianças também tomam banho, almoçam, escovam os dentes e vão para a escola. À tarde, são recebidas com almoço, lanche e vão para casa de banho tomado.

Durante o período que passa na instituição, a garotada tem aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.