logo

Alunos do Polo E.M. Dança da FMC fazem última apresentação do ano

27/11/2014 17:03:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Escola Municipal de Dança – Polo de Cultura E.M. Dança, da Fundação Macaé de Cultura, encerra as atividades do ano mostrando aos pais de alunos o espetáculo Faz de Conta, em duas apresentações nesse fim semana (29 e 30). Serão três sessões no sábado e três no domingo, com início às 14h. O espetáculo leva as crianças a uma viagem pelas brincadeiras infantis, numa espécie de resgate através de jogos como amarelinha, pique-esconde, aboleta, entre tantas outras que reuniam e faziam a alegria da meninada antigamente. Um contraponto com a infância de hoje, focada no mundo digital, onde o principal brinquedo de uma criança é um tablet e os joguinhos eletrônicos.

Localizada no coração da cidade, em frente à Praça Veríssimo de Mello, a Escola Municipal de Dança é um dos equipamentos culturais dirigidos pela Fundação Macaé de Cultura. Sua função é democratizar a dança, abrindo oportunidade para as famílias macaenses como fator social de grande importância para o desenvolvimento dos seus filhos. A escola disponibiliza quase mil vagas para crianças e adolescentes nas aulas de balé clássico e contemporâneo, jazz e danças urbanas. As 980 crianças matriculadas que frequentaram a escola, em 2014, irão participar deste espetáculo que fecha o ano letivo.

No relatório anual da escola constam 30 apresentações pela cidade, onde o espectador é diversificado público que transita os locais mais agitados, e tem a chance de deixar de lado o estresse do dia a dia para apreciar a rápida performance dos alunos, ao que se denomina Flash Mob. Esses locais foram a Praça Veríssimo de Mello, Calçadão da Av. Rui Barbosa, Foyer do Teatro Municipal, Terminal Rodoviário Central, Solar dos Mellos, Engenho da Praia, Expo 2014 e a praça do antigo prédio da Câmara Municipal.

Os alunos fizeram também apresentação uma interna, levando a dança par a abrilhantar a formatura do Programa Jovem Aprendiz, a convite da empresa parceira da escola, a Odebrecht. Outra ação inovadora de 2014 foram as aulas de Anatomia que levaram para os alunos noções básicas sobre o corpo, atitudes saudáveis, conhecimentos sobre as articulações e movimentos associados à dança. Eles receberam ainda as oficinas de Cenário, Figurino e Maquiagem, fechando mais um ciclo de aprendizagem.