Foto: Carlos Fernandes
Crianças receberam orientações para que aprendam a respeitar as regras de trânsito
A Mobilidade Urbana e o Colégio Municipal Renato Martins formaram uma parceria para tornar a unidade de ensino um espaço que vai muito além das recreações. Trata-se de uma ação pedagógica fundamental na formação das crianças: a educação para o trânsito. E para criar este ambiente, nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a equipe da Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana levou a "Escolinha de Trânsito" até os alunos de 26 turmas do primeiro seguimento do ensino fundamental desta unidade de ensino.
Neste espaço interativo e educativo, as crianças receberam orientações para que aprendam a respeitar as regras de trânsito. O objetivo é, não só torná-las futuros condutores conscientes de sua responsabilidade para a preservação da vida no trânsito, mas, principalmente, torná-las multiplicadoras de informações sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito.
- Em seu trajeto de ida e volta para a escola, os alunos vivenciam o trânsito e, portanto, precisam entende-lo e respeitá-lo. E através da iniciativa da “Escolinha de Trânsito” temos a chance de fazer com que estes alunos aprendam estes conceitos tão importantes ainda na infância. Desta forma, estamos atuando na prevenção, ajudando na formação de cidadãos mais conscientes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
Um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas foi montado no pátio da escola. E por meio dele, as crianças aprenderam o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas. Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- O conhecimento sobre o trânsito não pode ser algo distante para a criança. E falar sobre o tema com elas é uma questão de cidadania, pois assim as conscientizamos sobre a necessidade do respeito e formarmos condutores mais responsáveis para o futuro. É um tema que deve ser constantemente tratado desde cedo, não só no dia das atividades lúdicas propostas pela “Escolinha de Trânsito”, mas também em casa e na escola – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
Aprovação – A parceria entre a Mobilidade Urbana e o Colégio Municipal Renato Martins é uma dentre outras que a unidade educacional realiza ao longo do ano. A escola fica próxima de locais com grande circulação de veículos, como a Linha Azul.
- Trabalhamos também em parceria com a Autopista Fluminense em projetos de educação no trânsito e meio ambiente e, inclusive, já recebemos duas menções honrosas por este trabalho. Com essas iniciativas, todo ano concorremos a prêmios e vemos o reconhecimento à escola, por exemplo, quando os motoristas recebem as frases nas praças de pedágio que foram elaboradas pelos nossos alunos – afirma a professora orientadora, Maxmiriam Guijarro.
A educadora reafirma a importância do trabalho realizado para a formação: “Estamos no mês de evidência do “Maio Amarelo”, com várias atividades, inclusive a “Escolinha de Trânsito” com apoio da Mobilidade Urbana. Vamos realizar também uma caminhada de conscientização sobre o trânsito com os alunos na próxima semana. E todas estas questões são trabalhadas também no dia a dia, com as réplicas das placas que colocamos nos corredores da escola para que eles se organizem na hora do lanche, as pinturas no chão para que não corram e não se machuquem, as rotas que trabalhamos para que eles entendam melhor como se portar no trajeto de ida e volta para a escola. Tudo para que eles desenvolvam esta consciência”, finalizou.
Contatos - Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito”, podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.