Quarenta e cinco dias após o plantio e todos os cuidados necessários para que hortaliças crescessem saudáveis, a garotada da Escola Sentrinho fez a colheita dos alimentos nesta sexta-feira (29). Como aconteceu durante a primeira etapa, o prefeito Welberth Rezende fez questão de acompanhar, de perto, a ação.
“Fico feliz em ver a forma como eles cuidaram deste espaço e a evolução destas crianças com esse projeto. O trabalho do Sentrinho e do projeto ‘Que mato é esse’, que já está presente em diversas instituições, faz toda diferença na vida de muitas pessoas”, pontuou.
O projeto “Que mato é esse” foi criado em 2016, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Campo d´Oeste e hoje atua em diversas instituições.
A diretora da Escola Sentrinho, Rita de Fátima, contou que as crianças estavam na expectativa para este dia. “Hoje eles irão preparar a salada do almoço e as hortaliças que sobrarem serão levadas para casa”, disse.
O coordenador do projeto, Jaques Cavalcanti, acrescentou que, nesta semana, foi feita mais uma colheita. Instituições como CRIAAD, Centro POP, ILPI Hotel de Deus, APAE, Casa dos Idosos, Recanto dos Idosos e Toca de Assis foram beneficiadas com as entregas das hortaliças, que vão auxiliar na alimentação das pessoas assistidas nesses locais.
Alfaces crespa, lisa e roxa, acelga e almeirão foram colhidas nos canteiros espalhados em instituições parceiras.
“Foram mais mil hortaliças, das duas mil que foram plantadas no mês de agosto”, falou Jaques.
Que mato é esse? – A proposta do projeto é cumprir as etapas: plantio, cuidado, colheita e alimentação. O objetivo é integrar a população (sejam pacientes das unidades de saúde ou menores em cumprimento de medidas socioeducativas) ao contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável.