Uma das metas da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) para 2006 é o lançamento do programa de intercâmbio internacional, onde alunos macaenses estudarão durante 45 dias em universidades da Inglaterra e do Reino Unido. “É por essa razão que o governo municipal, através da Funemac, está empenhado em fomentar projetos voltados para a educação em nível superior”, afirma o presidente da Funemac, Jorge Alberto Aziz.
Ao fazer um balanço do primeiro ano do governo municipal, Jorge Aziz considera bastante positivo o processo de crescimento institucional, visto que, a prefeitura conseguiu construir o Complexo Universitário que está em fase de conclusão dos dois primeiros módulos. “Foi um ano positivo, em razão, de termos trabalhado com o orçamento do ano anterior”, disse.
Em relação ao sistema de ensino, neste ano houve um crescimento significativo no número de estudantes. No início do ano, 100 alunos foram matriculados, sendo 50 no primeiro e 50 no segundo semestres. Houve uma procura muito maior de alunos para os cursos de formação. Um fator importante que ajudou aumentar o número de alunos, na avaliação do presidente da Funemac, foi à iniciativa do prefeito em reduzir, este ano, em 50% os custos das mensalidades. “Esse foi um benefício social que os alunos do curso de Sistema de Informação tiveram”, garante Aziz.
Duas questões significativas dentro do sistema de ensino, citadas por Jorge neste ano foram: o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos e servidores com a instalação de um novo laboratório e a instalação dos cursos de Pós-graduação em Administração Pública e Desenvolvimento de Projetos, e de Ensino de História da África e Afro-Brasileira, certificados pela própria instituição. “Foi uma iniciativa bem sucedida porque tivemos aumento no número de alunos nas duas turmas. Tivemos também uma diversificação na estrutura de cursos”, falou.
A implantação da Escola de Informática com um programa de ampliação de inclusão social estendido para a comunidade foi outro fato importante, como também, a modernização administrativa com a inauguração do sistema integrado de gestão com o intuito de desburocratizar e agilizar os trabalhos, dando mais transparência e legalidade aos processos da Funemac. “Incluo também o programa de capacitação dos servidores municipais, onde foram oferecidos cursos na área de Licitação e Contratos; Pós-graduação em Administração Pública; treinamentos em Fiscalização de Postura; Informática Básica para atender os jovens do programa Nova Vida, além de Inglês Técnico e Redação Oficial”, finalizou Aziz.
Metas para 2006:
– Em janeiro – nos dias 15 e 16 Works Shop, aberto à participação da sociedade, sobre o projeto institucional de desenvolvimento da Universidade.
– Em fevereiro – início do curso de Administração Pública para os servidores municipais e colação de grau dos alunos da FeMASS.
– No mês de abril – Seminário de Pós-Graduação tanto de História quanto de Administração Pública, aberto à comunidade.
– Em maio – Works Shop específico sobre Escola de Governo, objeto de discussão dentro do governo municipal.
– Em junho – Semana de Extensão Universitária com cursos livres para a população, tendo como finalidade estreitar o relacionamento com a comunidade, oferecendo um programa de orientação vocacional gratuito para os alunos do Ensino Médio, dando-lhes oportunidade de conhecer melhor a realidade do sistema de ensino.