Começou na terça-feira (11) e vai até sábado (15) a oitava Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP). O evento, no qual há 259 trabalhos dos 27 estados brasileiros , conta com a participação de duas instituições de ensino de Macaé: Colégio Estadual Luiz Reid e Unidade de Ensino Descentralizada (Cefet). Os alunos macaenses viajaram com todo apoio da prefeitura. Os dois trabalhos foram vencedores da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), ocorrida no ano passado, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Segundo o coordenador da Femacti, Marcelo Machado, faz parte da política do governo municipal incentivar projetos de desenvolvimento sustentável. “Estamos, dessa maneira, sendo muito apoiados pela prefeitura”, ressalta. Marcelo acompanha as equipes na capital paulista, junto com a coordenadora de Ciências da secretaria Especial de Educação, Martinha Pimentel, além dos professores que coordenaram os trabalhos.
O coordenador acrescenta que as secretarias especiais de Educação e de Desenvolvimento Sustentável, além da secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia, têm oferecido suporte ao setor científico e tecnológico na cidade.
Para a professora Martinha Pimentel, é importante ressaltar que Macaé tem participado de edições anteriores da Febrace e da Feira de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). “Já estamos organizando a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação 2008, para acontecer nos dias 26 e 27 de agosto. O evento reunirá diversas cidades da região”, comenta.
Os trabalhos
Os 259 trabalhos são de sete categorias ou áreas: ciências exatas, biológicas, agrárias, sociais, humanas, de saúde e da terra. O do C. E. Luiz Reid refere-se à área de Ciências Humanas, enquanto o da Uned/Cefet está incluso na categoria Engenharia – Mecânica.
- Além do mais a Febrace é considerada a maior Feira de Ciências do Brasil. A capital nacional do petróleo tem know-how para participar, Macaé não poderia ficar de fora - afirma Marcelo. Ele lembra que a edição da Feira de 2008 teve 1000 trabalhos inscritos. Quase 30% foram selecionados para esta fase do evento.
Os trabalhos que representarão o município são: “É Lógico... Será? Pensando Logicamente “, do Luiz Reid e “Teste de Motor a Biodiesel, da Uned/Cefet. O primeiro refere-se à lógica matemática em comparação com a lógica no cotidiano e ainda circuitos elétricos, com aplicação da lógica aplicada.
De acordo com o orientador desse trabalho e professor de matemática e física, que leciona no Colégio Estadual Luiz Reid, desde 1982, Gilvásio Nogueira Magalhães, o trabalho é fruto de pesquisas utilizando questionários aplicados na Universidade Federal Fluminense (projeto Fundão) e no Encontro Nacional de Educação Matemática, em Belo Horizonte. “O trabalho também resulta de estudos no IX Enem, no Luiz Reid, em 2007”, explica.
- Em 2008, a pesquisa continuou com teste aplicado a nove turmas na instituição de ensino. Todas as propostas de resolução são lúdicas, sem o estilo enfadonho tão comum no ensino de matemática – disse o professor Gildásio. – Pretendemos continuar a pesquisa dentro da metodologia de ensino, principalmente no que tange algoritmos de operações, usados no sistema binário, bem mais fáceis de dominar do que os algoritmos tradicionais.
Quem vai apresentar esse trabalho é o aluno Hélio Pereira da Silva Júnior, de 17 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio. “Sinto-me muito honrado em poder representar Macaé neste evento e quem sabe talvez até ser selecionado para participar da Feira de Ciências e Engenharia Internacional, nos Estados Unidos”, comenta.
Já o trabalho “Teste de Motor a Biodiesel” será apresentado pelos alunos Thiago da Silva Lopes, Raphael de Souza Barbosa dos Santos e Daniel Alencar Neves da Silva. A orientadora é a professora Nelma Ferreira dos Santos e o co-orientador é o professor Gabriel Tavares de Souza Willemen.