Foto: Moisés Bruno
Ação tem apoio da prefeitura
O tratado global da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater a poluição causada pelo plástico no século XXI requer a conscientização dos cidadãos. Dentro desse desafio, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipalizado Coquinho realizaram, na manhã desta quinta-feira (21), a coleta seletiva para a devida destinação do lixo descartado indevidamente na Praia dos Cavaleiros.
A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental realizado há 10 anos na escola pelas empresas InterTank e Pró-Ambiental Soluções em Resíduos com apoio da prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Ambiente e Sustentabilidade.
O objetivo é estimular as crianças a adotar hábitos saudáveis para proteger o ambiente. O programa vai trabalhar o tema durante um ano na Coquinho, até o fim de 2024. Nos 10 anos de parceria com a escola, o programa já envolveu mais de mil alunos, segundo o coordenador de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da InterTank, Juan Prata.
Ele informou que os resíduos coletados e, posteriormente, reciclados, passarão por análise e estudos e o resultado servirá como indicador para a implementação de novas políticas públicas sobre o tema. O desafio mundial é reutilizar, reciclar, reorientar e diversificar os produtos para reduzir a poluição plástica até 2040.
A campanha é desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) com o tema “Soluções para a Poluição Plástica”. Em Macaé, o programa também teve a parte teórica com oficina na escola quando os alunos receberam as instruções e aprenderam sobre a importância de atuarem como multiplicadores no combate à poluição plástica.
A aluna Esther Barboza de Souza, 11 anos, disse que gostou da ação e se surpreendeu com a quantidade de lixo encontrado na praia.
“Achamos muito lixo, até carteiras de cigarros e roupas. Foi uma ação muito legal para mostrar que precisamos cuidar do meio ambiente”.
“Esse resultado da conscientização por parte das crianças é o que buscamos. Abraçamos este programa e estamos de portas abertas para receber outras empresas parceiras para, juntos, trabalharmos para a conscientização dessa geração da importância de salvarmos o planeta. Com ações como esta, uma vivência ambiental, as crianças viram multiplicadoras de boas práticas ambientais”, disse a coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente do município, Monique Franco.
Juan Prata destacou que este ano o programa parabeniza Macaé pelo aniversário de 210 anos e reforça o comprometimento da parceria nesta iniciativa. O gerente da Pró-Ambiental, Ângelo Gondim, explicou que a empresa é a responsável pela devida destinação dos resíduos recolhidos no programa.