Despertar e valorizar talentos da rede municipal. Este é o objetivo da "II Mostra de Arte: a diversidade brasileira e a arte contemporânea", que será promovida de terça-feira (29) a sexta-feira (1º), na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, nos turnos da manhã e tarde. A programação visa integrar alunos, comunidade escolar e o público que percorrer o espaço, que funciona no Centro Macaé de Cultura e é reconhecido por receber mostras de artistas locais o ano todo. O centro funciona na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.
A exposição, uma culminância dos trabalhos artísticos dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, conta com apoio do Sollar dos Mellos e da Fundação Macaé de Cultura. Alunos de cerca de 20 unidades municipais da área central e Serra vão expor os trabalhos na programação, que contará com pintura, esculturas, desenhos artísticos e releituras de apresentações musicais. A produção também será marcada por trabalhos que retratam a diversidade e a contemporaneidade da sociedade, além do tema “Macaé 200 anos”. Os professores também terão espaço na mostra, com exposição de trabalhos no “Cantinho do Mestre”
Todo o material apresentado foi produzido durante as aulas de Artes, ministradas nas escolas municipais. De acordo com os coordenadores de Artes da rede municipal de ensino, Wiverson Cardoso e Sandro Frota, a intenção é valorizar o talento dos alunos e dos professores, que se empenharam para confeccionar materiais artísticos. “Esta é a oportunidade para conhecer o que está sendo feito nas dependências das escolas municipais. Além de trabalhar as habilidades, muitos talentos foram revelados”, disse.
Abertura- A programação será aberta na terça-feira (29), às 14h, com apresentação de hino nacional e vídeo do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. Também haverá apresentação do músico e professor Jorge Benzê e do grupo de contadores de histórias da rede municipal HistoriArte. O dia também contará com declamação do poema “Tem gente com fome” de Solano Trindade.
Já na quarta-feira (30), haverá apresentação musical dos estudantes da unidade Maria Isabel Damasceno Simão, no turno da manhã. No período da tarde também haverá apresentação de vídeos e de canto. A programação deste dia vai abordar cultura, identidade, diversidade cultural brasileira, e questões sobre o que é cultura.
Na sexta-feira (1º), a mostra vai abranger a apresentação do vídeo “Alabê de Jerusalem” de Altay Veloso, às 9h. Já às 15h o evento ficará por conta do coral dos estudantes da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Ainda no turno da tarde, os alunos do Colégio Municipal Maria Letícia Peçanha vão contagiar o espaço com a banda de Música Popular Brasileira e Violões.