Alunos se preparam para visitar Brasil Offshore

17/06/2015 09:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo

Brasil Offshore começa na terça-feira

Com a finalidade de levar novos conhecimentos, escolas da rede municipal estão se preparando para visitar a Brasil Offshore 2015, terceira maior feira e conferência de petróleo e gás do mundo, que vai acontecer entre os dias 23 e 26, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. A oportunidade também servirá para incentivar o interesse por estudos na área do petróleo e conhecimento de novas tecnologias.

A visita das unidades municipais deve contar principalmente com estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental e Médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos e da modalidade do Projovem Urbano, que conta com alunos na faixa 18 a 29 anos, que desejam concluir o Ensino Fundamental em 18 meses ininterruptos. Além das aulas específicas, o Projovem Urbano também abrange curso de iniciação profissional oferecido por meio da ação conjunta com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, o agendamento de visitas das escolas à feira representa a preocupação do ensino municipal com a formação integral do aluno e agregação de valores e conhecimentos em prol da melhor inserção ao mercado de trabalho.

- Os alunos poderão se interagir com lideranças do mercado e conhecer novidades junto aos expositores. Esta será uma oportunidade ímpar para que professores das modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Projovem Urbano trabalhem com intervenções pedagógicas que visam ampliar os horizontes dos estudantes. O mercado de trabalho é uma das principais temáticas destacadas junto a este público, que deseja recuperar os anos perdidos de estudos e avançar na escolaridade - disse o secretário.

Durante a visita à feira, os estudantes poderão trocar experiências e receber orientações quanto ao trabalho e oportunidades profissionais do setor offshore. A diretora da Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar), Izabel Magalhães, afirma que a visita dos estudantes é de extrema importância, até mesmo para o crescimento pessoal.

“Com certeza a Brasil Offshore vai destacar valores e até mesmo incentivar o gosto não apenas pela área petrolífera, mas por outras opções. Estamos trabalhando com uma programação específica voltada para o trabalho. No dia 2 de julho, os alunos participarão de debates, mostras e oficinas”, disse a dirigente.

Sobre a feira - O espaço da Brasil Offshore no Centro de Convenções tem 40 mil metros quadrados, e abrigará as principais empresas do segmento, como a Petrobras, que se prepara para receber os visitantes em conjunto com a Prefeitura de Macaé. A feira ficará aberta de terça a quinta, das 14h às 21h e na sexta-feira, das 14h às 19h.

A expectativa da organização é que a feira tenha um crescimento de 7% a 10% na edição deste ano. Para isso, são esperados cerca de 800 empresas, 50 mil visitantes, representantes de 38 países e mais de R$ 1 bilhão em negócios. A Brasil Offshore, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a Prefeitura de Macaé, terá as conferências, além das Rodadas de Negócios.

A feira, realizada no município, só perde em tamanho para a Offshore Technology Conference (OTC), realizada em Houston, Texas (EUA) e a Rio Oil & Gas, que acontece no Rio de Janeiro a cada dois anos. A visita à feira deve ser previamente agendada. O credenciamento é realizado pelo endereço www.brasiloffshore.com