A Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac), entidade subvencionada pela prefeitura, está organizando a I Jornada Nacional da Solidariedade, que acontece de cinco a oito de março de 2008, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), em Macaé. O tema da jornada é “Tornar fácil o que não é difícil... A diferença é normal!”. Paralelo ao evento, será realizada a Feira Solidária, com apresentações e oportunidades de negócios, além de shows, incluindo Paralamas do Sucesso, exposições e espaço para as crianças. Também será montada uma arena esportiva.
O objetivo do evento é mostrar aos participantes, pais, professores, gestores e governantes as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual, para uma maior conscientização em prol da solidariedade facilitando assim a inclusão social, familiar, escolar e a acessibilidade.
- Só através de ações mobilizadoras e transformadoras que logrem reunir forças de diferentes segmentos da sociedade, é que conseguiremos realizar o sonho de uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas com necessidades especiais, diz o presidente da Amac, Marcos Passos, explicando que, por essa razão, a Amac não poderia pensar somente nos cegos e deficientes visuais.
Para Marcos, o slogan da jornada resume tudo que a Amac deseja com o evento.
- Temos convicção que todos têm a sensibilidade de perceberem a importância de vermos um deficiente físico, intelectual ou sensorial, ter a oportunidade de mostrar que é capaz de produzir, de ocupar uma vaga em uma empresa, de estudar juntamente os outros alunos. De vermos pais aceitando e entendendo, e tendo a oportunidade de se informarem mais, sobre as deficiências dos seus filhos. Atletas Para Olímpicos, nos mostrando o quanto somos incapazes perto deles. Olhar uma escultura ou tapeçaria e pensar ... como puderam fazer se não enxergam as cores e não podem ver o que estão esculpindo?, diz o presidente da Amac.
Programação
O evento terá a participação de grupos de dança com portadores de necessidades especiais. Já estão confirmados Portadores da Alegria e Grupo de Dança Inclusiva, de Macaé, Grupo de Dança da ANDEF, de Niterói, e Associação de Ballet & Artes para Cegos Fernanda Bianchini, de São Paulo. Na arena esportiva que será montada para o evento, apresentação da Equipe de Basquete Cadeirantes de Macaé e da ANDEF Para Olímpicos, apresentação de jogo de futebol de salão de Cegos Para Olímpicos, apresentação do Grupo de Capoeira de Deficientes e Cegos de Macaé. Também será montado um espaço de esportes radicais para portadores, como arborismo e paredão.
Na parte de shows, a programação inclui Paralamas do Sucesso, Gabrielzinho do Irajá, Sandro Martins e Tribo de Jhá. No espaço destinado a exposições, mostras de Virgínia Vendramini, com Tapeçarias e Esculturas, da Associação de Pintores com boca e pés, e exposição de esculturas em cerâmica. O Macaé Centro terá ainda o espaço “Tornando Fácil o Que Não é Difícil”, reservado para as crianças, com parque adaptados e a participação da Turma da Mônica com os Personagens Dorinha (deficiente visual) e Luca (cadeirante).
Também será montado um espaço para estados e municípios apresentem o que está realizando em prol da solidariedade e dos deficientes. O evento conta ainda com a feira técnica, direcionada a todas as empresas que se preocupam em tornar mais fácil a vida dos portadores, fabricantes de produtos, serviços, revistas, editoras, bancos e Secretarias Especiais do Governo Federal, Petrobrás e CREA/RJ..
Para que a realização deste evento fosse possível, a Amac conta com a participação, já confirmada, de profissionais de vasta experiência na área de Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão, reconhecidos nacionalmente, que irão realizar as palestras:
- Professora doutora .Marsyl Bulkooll Mettrau - Universidade Salgado de Oliveira. (UNIVERSO) Palestra: Altas Habilidades
- Professora Rosane Louwenthal – Presidente da Federação Brasileira das Assoc. de Síndrome de Down – SP
Palestra: Síndrome de Down,
- Professora Leila Blanco – Diretora do Instituto Helena Tipoff – R.J.
Palestra: Condutas Típicas,
- Professora Rita de Fátima M. Barreto – Diretora do Sentrinho- Macaé /RJ.
Palestra: Deficiências Múltiplas
- Professora Shirley R. Maia - Diretora do Grupo Brasil de Apoio ao Surdo Cego - SP
Palestra: Surdo cegueira,
- Professora Ethel Rosenfeld – Especializada e Consultora em Deficiência Visual – RJ.
Palestra: Mitos e realidades sobre pessoas com deficiência
- Engenheiro Ernesto Muniz – Membro do Comitê de Estudos sobre Acessibilidade de Normas Técnicas da ABNT
Palestra: Acessibilidade
- Drª.Tânia Rodrigues – Presidente da ANDEF
Palestra: Deficiências Físicas
- Adriana Latosinski Kuperstein – Diretora Re-fazendo – Porto Alegre
Palestra: Autismo
- Professor Carlo Di Cunto – UFRJ
Palestra: Deficiência Auditiva
- Professora doutora Rosana Glat – UFRJ – Educação Especial
Palestra: Deficiência Mental
- Alexandre Baroni – Presidente do CONADE
Palestra: Políticas Públicas
- Claudia Werneck – Escritora, Jornalista. RJ
Palestra: Educação/Inclusão
- Professor Antonio Borges – UFRJ – Criador do Programa DOSVOX para cegos
- Adilson Ventura – Ex Presidente do CONADI
Palestra: Ação conjunta das pessoas com deficiência em busca da cidadania
- Açucena Calixto – Presidente do Inst. Pró-cidadania. SP
Palestra de encerramento
- Professora Dorina Nowill – Fundação Dorina – SP
Feira Solidária