Dias 29 e 30 de novembro, a Associação Macaense de Deficientes Auditivos promove a II Feira Interativa. O evento tem o apoio da prefeitura de Macaé, através secretaria municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), e acontece na sede da entidade, à Rua Barão de Mauá 46 - Centro, a partir das 13h.
De acordo com a presidente da Amada, Marilene Fernandes, a Feira terá vasta programação com apresentação do Coral Livre Expressão, campeonato de ping- pong, mostra de manicure, oficina de Libras, exposição e oficina de desenhos em grafite, orientação odontológica, stand de fonoaudiologia e pedagogia, futsal e momentos de fotos, além de coquetel. “Tudo isso no primeiro dia”, diz.
No segundo dia da Feira se apresentam o Coral da Amac, Coral Livre Expressão, Roda de capoeira, Projeto História Vivas, mostra de informática, exposição em arte em madeira, mostra de depilação, escoteiro em ação e vôlei feminino.
Amada
A Amada é uma associação filantrópica que trabalha em parceria com o município e assiste às pessoas com deficiência auditiva. A entidade desenvolve um projeto pioneiro em Macaé, imbuída pelo desejo da prefeitura na ajuda aos deficientes com atendimento adequado de acordo com suas necessidades.
Uma das necessidades primordiais é o acompanhamento de um fonoaudiólogo, desde o primeiro diagnóstico, seja no uso e funcionamento do aparelho auditivo ou no conhecimento e exercício de Libras, Linguagem Brasileira de Sinais, oficializada por lei e assinada, em 24 de abril de 2002, pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.