logo

Amamentação: Cuidado e proteção

01/08/2007 16:24:23 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Teve início nesta quarta-feira (01) a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em Macaé, a secretaria Especial de Saúde e a Fundação Municipal Hospitalar realizam diversas atividades educativas e de orientações sobre a importância do leite materno no desenvolvimento saudável do bebê. A programação segue até o dia sete de agosto.

O slogan deste ano, "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora", tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade neonatal e de crianças com idade até cinco anos. Estudos apontam o leite materno como a melhor forma de nutrição para os bebês pela presença de todos os nutrientes e anticorpos. A amamentação natural ajuda evitar doenças infecciosas e alérgicas e desempenha importante papel na saúde e no desenvolvimento do bebê.

Na unidade do Núcleo de Saúde Mental, a equipe de fonoaudiologia realizou dinâmica de grupo com os usuários e a comunidade com o tema “Os mitos da amamentação”, onde foram tiradas as dúvidas e desmistificadas crendices, como a ocorrência de leite materno fraco. As fonoaudiólogas explicaram que todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Segundo a fonoaudióloga do núcleo, Luciana Aguilar, a importância da campanha é atingir as mães e a comunidade que irão difundir essa informação, funcionando como agentes multiplicadores. “O objetivo da Semusa é sensibilizar as mães e a população de que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê”, frisou.

Na oportunidade, o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, falou dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal de Saúde. “Atualmente o município consegue fazer uma cobertura de quase 100% da captação de gestantes para o pré-natal, devido ao trabalho desenvolvido em toda rede com consultas, exames, suporte nutricional e psicológico”, garantiu.

Na maternidade do Hospital Público Municipal uma equipe trabalha com as puérperes, orientando sobre os benefícios do aleitamento materno e dos riscos das chupetas e mamadeiras. A mamãe de primeira viagem, Mirian Moreira, já decidiu que vai alimentar a filha Gabriele, de quatro dias, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de idade, após participar da palestra realizada pelas fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas e enfermeiras do hospital.

Amamentação – De acordo com especialistas sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha boa respiração.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), até os seis meses de idade o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com leite materno. Após, esse período o aleitamento continua até dois anos ou mais, podendo ser introduzido outro alimento, como, por exemplo, papas. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) teve início em 1992, atendendo as necessidades de otimizar princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde então, a SMAM é comemorada no mundo representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio.

Programação:

Dia 02 - Quinta-feira
Núcleo de Saúde Mental
PSF Cajueiros

Dia 03 - Sexta-feira
PSF Ajuda A

Dia 06 - Segunda-feira
PSF Ajuda A/ grupo gestantes
PSF Barra/ Brasília
PSF Praia Campista
PSF Malvinas C
UBS Morro de Santana
UBS Novo Cavaleiros
PSF Lagomar
UBS Maringá

Dia 07 - Terça-feira
CATAN
PSF Cajueiros
Núcleo de Saúde Mental
PSF Engenho da Praia

Dia 10 - Sexta-feira
PSF Fronteira