logo

Ambiente detecta assoreamento no vertedouro de Imboassica

03/07/2012 10:51:00 - Jornalista: Tania Garabini

O nível da Lagoa de Imboassica está em 82,5 centímetros graças à intervenção mecânica feita pela Secretaria Municipal de Ambiente na última semana. Agora, a preocupação é um caso de assoreamento de uma área no vertedouro da lagoa. O problema foi detectado pelo secretário Romulo Campos e a equipe da Ambiente e será relatado para a Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para que haja uma investigação criteriosa e descobrir a causa.

Nesta manhã desta segunda-feira (2) a equipe da Secretaria de Ambiente esteve no canal extravasor da lagoa e verificou que a situação está se normalizando após o uso de um trator que fechou o vertedouro aberto indiscriminadamente por desconhecidos na madrugada de quinta-feira (28).

– Estivemos juntamente com o adjunto da Secretaria, Fernando Barreto e Jorge Barcelos, fiscal ambiental no canal, e detectamos que a intervenção feita deu resultado positivo. Nesta manhã fizemos a medição e o nível da lagoa está em 82,5 centímetros de lamina de água. Detectamos que ainda existe água vertendo, mas em volume reduzido, pelo vertedouro. Com esse fechamento garantimos o mínimo de água necessário à sobrevivência das espécies. Gradativamente a maré fará a areia ser jogada e fechar completamente o canal evitando novo vazamento, detalhou o secretário de Ambiente.

Ao continuar a inspeção, o grupo ambiental detectou uma faixa significativa de assoreamento dentro do canal extravasor que pode comprometer o escoamento da lagoa em direção ao mar. Esse fato pode comprometer - além do escoamento - a vida da lagoa, devido à falta de renovação de água e consequentemente da oxigenação, bem como renovação das espécies.

Na sexta-feira (29) na Praia das Pedrinhas, em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e município de Rio das Ostras, a Secretaria de Ambiente de Macaé fechou o cordão de areia, do canal vertedouro, da Lagoa de Imboassica. O fechamento do canal foi necessário para que a lagoa esteja com a profundidade dentro do limite mínimo, que é de 80 centímetros. A preocupação era com o período de estiagem, o que poderia reduzir ainda mais o nível de água, o que facilita a pesca predatória.

Para evitar novas aberturas, é necessário que seja feito ronda noturna no local. Uma reunião está agendada com o secretário de Ambiente de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas Antunes, para o início da próxima semana. A intenção é realizar uma ação conjunta entre as duas cidades, para intensificar a vigilância no local. A Lagoa teve o canal vertedouro aberto pela secretaria de Ambiente no dia 11, por conta das chuvas, que resultou no aumento do nível de água e alagamento das ruas próximas ao local.