logo

Ambiente recolhe pneus inutilizados

11/12/2015 15:04:00 - Jornalista: Assessoria de Comunicação Secretaria de Ambiente

Foto: Divulgação

Material é encaminhado para destinação ambientalmente adequada

O que fazer com um pneu quando ele perde a sua utilidade? Com o reuso, alguns viram jardineiras, balanços, outros são reciclados e utilizados na construção de contenção. Porém, uma parte – sem a devida destinação – acaba sendo lançada, prejudicando o meio ambiente. E se engana quem pensa que o assunto se refere apenas a pneus automotivos. Itens de bicicleta, motos e reboques, de menor tamanho, sofrem o mesmo tratamento.

Atenta a esta questão, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, oferece um serviço permanente de recolhimento destes pneus inservíveis. A secretaria faz o recolhimento dos pneus em aproximadamente 70 (setenta) borracharias cadastradas, além de receber os entregues voluntariamente pelo cidadão.

Em média, cerca de 50 toneladas de pneus são coletadas mensalmente. De janeiro a novembro de 2015, 626 toneladas foram recolhidas nas borracharias e encaminhadas para destinação ambientalmente adequada.

O programa, que permite o recolhimento e a destinação devida destes materiais, é resultado de um convênio firmado entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Todos os pneus são condicionados em local próprio e, semanalmente, são encaminhados para o beneficiamento de acordo com a legislação.

“Os pneus possuem componentes altamente prejudiciais ao meio ambiente e, se não descartados da maneira correta, trazem grandes danos ao ecossistema. A Secretaria de Ambiente está atenta e à disposição da população de Macaé”, afirmou o secretário Gerson Lucas Martins.

Além dos danos ao meio ambiente, os pneus – se não descartados de forma correta – podem servir para acúmulo de água, se tornando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus. Outra orientação é que o cidadão nunca deve incinerar o objeto inutilizado, uma vez que – além de provocar uma fumaça prejudicial à saúde – gera resíduos que contaminam o solo e a água.

Para mais informações ou orientação técnica quanto a este programa, o cidadão pode procurar a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, da Secretaria de Ambiente, localizada no Macaé Shopping, primeiro piso, na Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Contato para mais informações: (22) 2796-1280 e (22) 2796-1380, ramal 217.


Fotos Relacionadas