Foto: Arquivo Secom
Preservação do meio ambiente depende da colaboração de visitantes
Janeiro é o mês onde há um grande número de pessoas de férias, sejam escolares ou do trabalho. Nesta época do ano, o número de visitantes e turistas em Macaé aumenta e, com ele, a preocupação da prefeitura em preservar o meio ambiente.
Com este objetivo, a Secretaria de Ambiente orienta para que o cidadão colabore com a limpeza pública durante o verão. Nos últimos dias, relatos divulgados nas redes sociais apontam para um alto número de resíduos deixados nas cachoeiras e praias. Embalagens plásticas, restos de alimentos e até churrasqueiras estão sendo desprezadas de forma irregular.
De acordo com o subsecretário de Ambiente de Macaé, Henrique Abrahão Charles, mais do que manter praias e cachoeiras limpas, o ato de recolher o seu próprio resíduo é uma forma de colaborar com o meio ambiente.
“Se cada um fizer a sua parte e recolher todo o resíduo que produzir, levando-o até a lixeira mais próxima, teremos praias e cachoeiras cada vez mais limpas e com sua vegetação preservada. A Secretaria de Ambiente acompanha com frequência a vasta diversidade de fauna e a flora do município. Por isso precisamos da colaboração dos cidadãos, para que, juntos, possamos cuidar do meio ambiente de Macaé”, orientou Henrique.
Além de poluir, o resíduo abandonado em meio à natureza pode aumentar os riscos de acidentes, como incêndios e queimadas, ou servir como abrigo para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus.