Foto: Moisés Bruno
Medicamentos podem ser descartados na Rua José de Aguiar Franco, nº 2150
A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa - Macaé) dá continuidade à Campanha de Recolhimento de Medicamentos Vencidos e em Desuso. O objetivo do trabalho é manter a ação de forma contínua e evitar a automedicação, além de reduzir a poluição ambiental. O balanço realizado do primeiro semestre de 2015 constata que, por meio da campanha, 10.745 medicamentos foram descartados de forma adequada.
A diretora de Resíduos da Amvisa, Viviane Barreto, afirma que o descarte indevido de medicamentos é um grave problema para a sociedade, especialmente para os ambientes aquáticos, solos e água subterrânea. "Ao despejar estes medicamentos em ralos ou pias, estes vão direto para a rede de esgoto, chegam aos mananciais e o sistema de tratamento de águas não tem tratamento para esse tipo de substância. Por isso, a importância deste projeto para o município", explica Viviane.
Já o Diretor da Farmácia da Amvisa, Gilvan Sodré, ressalta que este projeto visa evitar o acúmulo de medicamentos em casa e uma posterior automedicação. "Promovendo o descarte ideal, o risco de contaminação do solo e consequentemente do lençol freático não ocorrerá, pois, caso isso aconteça, pessoas que consomem água de poço artesiano podem ingerir substâncias nocivas a sua saúde", ressalta Gilvan.
Além da contaminação humana, Gilvan comenta sobre os malefícios para o meio ambiente. "Ocorrendo descarte às margens de rios e lagoas, acontece também a contaminação de peixes e outras espécies marinhas. Além de elevar o nível de contaminação por substâncias químicas. Outra medida que deve ser tomada pela população seria o armazenamento adequado dos medicamentos em local de temperatura ambiente (abaixo de 30º C)", acrescenta.
Os medicamentos vencidos são recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos, parceira do projeto, e incinerados, dando o fim adequado a essas substâncias. Os interessados em descartar adequadamente seus medicamentos vencidos devem levá-los à Vigilância Sanitária, localizada na Rua José de Aguiar Franco, nº 2150, Costa do Sol, das 8h às 17h. Para mais informações, a população pode entrar em contado pelo telefone (22) 2762-0935.
- Este projeto visa sensibilizar os munícipes de Macaé no uso racional de medicamentos, alertando para o consumo inadequado e sem prescrição médica, como também as redes de farmácias/drogarias da importância de seu papel enquanto gerador de resíduos e dos benefícios ambientais consequentes da redução do descarte incorreto -, pontua o diretor presidente da Amvisa, Bruno Paes.