logo

Amvisa promove treinamento para os agentes comunitários de saúde

07/11/2014 17:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

O curso foi direcionado aos agentes que trabalham no Engenho da Praia e no Lagomar

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (Amvisa), em parceria com a Coordenação de Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou esta semana um curso de capacitação sobre "Cuidados com a água para consumo humano", direcionado aos agentes comunitários de saúde que atuam nos bairros Engenho da Praia e Lagomar.

O curso que aconteceu no auditório dos Correios foi ministrado pelo diretor de Saneamento da Amvisa, Denilson Neto, o engenheiro ambiental, Luiz Gomes e a bióloga sanitarista, Marina Goulart. O objetivo do treinamento é tornar os profissionais de saúde, que realizam visitas domiciliares nos bairros, multiplicadores. Os agentes irão orientar os moradores sobre os cuidados do uso da água relacionado às questões sanitárias e de saneamento, no intuito de reduzir os riscos para a saúde da população. “A nossa visão neste encontro, foi formar multiplicadores, como também fazer com que todos tenham condições de realizar o controle da qualidade da água utilizada para consumo humano, prevenindo doenças através de cuidados básicos”, disse Denilson.

Ele ressaltou que vários itens específicos foram discutidos no treinamento, como a identificação de fatores de risco nos poços freáticos e armazenagem de água no interior das moradias, além de propor medidas corretivas e ações mitigadoras. Utilizar o composto de cloro (água sanitária) para desinfecção de água para consumo humano, vegetais e limpeza em geral.

Também foram atualizadas as informações básicas sobre a atuação da Amvisa no programa VIGIAGUA, a identificação de doenças de veiculação e origem hídrica que e a revisão dos condicionantes ambientais do ciclo oral-fecal e sua importância na busca da solução definitiva de saneamento básico.

O diretor Presidente da Amvisa, Ângelo Luz afirma que saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social.

- Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva. Nesse contexto, propiciar ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde é a missão da Vigilância Sanitária -, ressalta Ângelo.


Fotos Relacionadas