logo

Ana Botafogo e Marcelo Misailidis no Teatro Municipal nesta terça-feira

21/09/2009 14:21:43 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Divulgação

Espetáculo começa às 20h30m

A dança é uma das mais completas representações de todas as artes, pois é o veiculo condutor da harmonia onde o artista expressa todos os seus sentimentos, emoções, alegrias através dos seus movimentos. Nesta terça-feira (22) o Teatro Municipal de Macaé apresenta o espetáculo “Divertissement”, com Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, às 20h30.

Com a participação da Cia Brasileira de Ballet e direção de Francine Nogueira, o espetáculo leva ao palco, os primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do balé nacional, levando desde chorinho com a bailarina Ana Botafogo a coreografias românticas com música de Frank Sinatra.

Entre vários números que compõe o espetáculo, com muita magia que envolve técnica, versatilidade e arte, estarão em cena 45 bailarinos da Cia. Brasileira de Balé em trechos do balé neo-clássico “Todos os Caminhos”, música de Marcos Suzano, coreografia de Mario Nascimento. E clássicos de repertório como o balé Dom Quixote, com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa, Viúva Alegre com música de Franz Lehar; coreografia de Robert Helpman e Ronald Lynd; adaptação Marcelo Misailidis. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a partir das 14h.

Ana Botafogo e Marcelo Misailidis

Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, Ana Botafogo, já se apresentou em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Nascida e criada no Rio de Janeiro onde começou seus estudos de balé. Sua carreira profissional iniciou-se na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Ibero-americana de La Danza, representando o Brasil, em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.

Entre os muitos títulos, recebeu da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro o de Embaixador da Cidade do Rio de Janeiro e da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 “Chevalier Dans L’Ordre des Arts et des Lettres” e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe-1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional.

Em 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendador, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura no país. Da Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu em 2004, a Medalha Pedro Ernesto e em 2008, a Medalha Chiquinha Gonzaga.

Marcelo Misailidis, há 20 anos é primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das mais importantes e tradicionais companhias de dança do país. O bailarino e coreógrafo foi premiado neste ano, pela quarta vez, com o Estandarte de Ouro de melhor comissão de frente do Grupo Especial do carnaval carioca pela Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

Programa do espetáculo:

- “Sinatra Songs”.
Música de Frank Sinatra – Strangers in the night e May way
Coreografia adaptada por Marcelo Misailidis
Baseado na coreografia Twyla Tarp, a coreografia é uma homenagem ao grande cantor Frank Sinatra, que através de sua voz emocionou diversas geracões, e continua sendo a voz mais romântica da América, e aos grandes clássicos como o ballet Carmen, música de Bizet, coreografia de Marcelo Misailidis.

- “Carmen”.
Coreografia de Marcelo Misailidis
Música – Ópera Carmen de Bizet (compositor - Georges Bizet )
Pas de deux – Tema de amor de Carmen e Dom Jose (cena do quarto).
Baseado na opera Carmen de Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halevy, baseado na novela homônima de Prosper Merimee estreou em 1875 na Opera-Comique de Paris. Conta a estória de Dom José, oficial que se apaixona pela cigana Carmen, mulher independente que trabalha numa tabacaria e para ela o amor tem de ser algo livre que não pode ser aprisionado. Carmen seduz a Dom José para livrar-se da prisão. Este se apaixona por Carmen, mas ela logo irá se encantar pelo galante Escamilo famoso toreador de Sevilha. Louco de ciúme, Dom José não suporta o abandono e mata Carmen com uma faca em praça pública.

- “Viúva Alegre”.
Música de Franz Leahr
Coreografia adaptada do original de Robert Haind
Baseado na opereta Viúva Alegre, este pás de deux e a cena final do terceiro ato, trata da reconciliação do casal protagonista da obra. O enredo de "A Viúva Alegre" desenvolve-se em Paris, onde o embaixador de um país europeu imaginário empenha-se em fazer com que a rica viúva Ana Glawary se case com um compatriota, para que sua fortuna permaneça na pátria, tudo isso é mostrado através de três situações básicas: o assédio de todos os homens à viúva, que é bela e, principalmente, rica; a paixão entre a viúva e Danilo, o namorado com quem não se casou porque, na época, ela era uma plebéia pobre; e o triângulo amoroso vivido por Valentina, seu marido Barão Zeta e o conquistador Camilo.