Foto: João Barreto
Encontros prosseguem até o fim do ano letivo nas escolas municipais
Coleta seletiva de resíduos de eletroeletrônicos. Este é o tema principal da palestra que prossegue até o fim do ano letivo nas escolas municipais. A programação ministrada pela equipe da Ecologika Gestão de Resíduos visa atender alunos do Ensino Fundamental com informações relevantes sobre educação ambiental, economia circular, geração, segregação, transporte, tratamento e destinação.
Nesta quinta-feira (4), a palestra foi realizada no auditório do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar). Na ocasião, os engenheiros Ane Karoline Ramos e Carlos Eduardo Figueiredo destacaram questões sobre o projeto da coleta seletiva, diferença de lixo para resíduo, sustentabilidade, separação adequada, importância dos coletores destinados à coleta seletiva de lixo reciclável, que elas são pintadas de cores diferentes para facilitar a identificação e a separação correta dos materiais que devem ir em cada uma delas, além do tratamento.
Na oportunidade, os alunos puderam interagir e fazer parte de dinâmicas. Entre eles estavam João Felipe Santos Carvalho e Maria Eduarda da Rosa. “A coleta é muito importante. Temos que ficar atentos aos eletroeletrônicos. Ficamos sabendo mais sobre as latas, as de cor laranja, por exemplo, são para resíduos perigosos – pilhas e baterias”, comentaram. Também presente, a professora de Ciências Rafaela da Silveira, contou que palestras como estas são de suma importância. “A escola segue com projetos de coleta que envolvem o óleo e, agora, saber sobre resíduos de eletroeletrônicos é essencial para contribuir com a prática ambiental”, pontuou.
Durante a palestra, foram destacadas questões como sustentabilidade, aparelhos eletrônicos que não funcionam mais, pilhas e baterias, embalagens de e-commerce e medicamentos que também estão entre materiais que são descartados diariamente. “A separação correta desses itens envolve saber quais são recicláveis e até quais devem ser encaminhados para postos de coleta. Até o final do ano, vamos visitar as escolas com palestras específicas para mobilizar os estudantes que, com certeza, são multiplicadores de informações deste tema tão importante”, ressaltou a engenheira ambiental da empresa Ecologika, Ane Karoline.
Vale lembrar, que já está sendo elaborado o novo Plano de Trabalho que definirá os processos de recolhimento e destinação adequada de produtos, peças e resíduos eletrônicos e de eletrodomésticos. O documento vai abranger diretrizes estabelecidas de forma integrada entre as Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e de Serviços Públicos e estabelece medidas como os futuros pontos de entrega voluntária desses componentes e dias de coleta agendada.
Essas regras irão compor a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos no município de Macaé. O Plano de Trabalho dará base ao Termo de Cooperação para implantação de Programa Municipal de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ser assinado pela prefeitura e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).