Foto: Arquivo/Rui Porto Filho
A patrulha Maria da Penha é uma conquista do município no combate a violência contra a mulher
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, está organizando uma vasta programação para lembrar o 11º aniversário da Lei Maria da Penha, que acontece de 10 a 31 de agosto, com palestras, roda de conversa, seminário, entre outras atividades. O evento é gratuito e aberto ao público em geral interessado no assunto.
De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, o objetivo principal é chamar a atenção da sociedade para a prevenção. "Queremos com esse evento possibilitar um olhar diferente com relação à Lei Maria da Penha, não só de repressão mas, principalmente, o de prevenção. A população vai ter oportunidade de se informar sobre a questão de forma leve e descontraída, explica.
Ela ressalta que foi um avanço a criação da Patrulha Maria da Penha no município. O trabalho é realizado por duplas de guardas municipais formada por um homem e uma mulher, pois muitas vezes a vítima não quer relatar o problema para uma pessoa do sexo masculino, já o profissional do sexo feminino poderá ter um olhar diferenciado para resolver a questão.
Outra atividade destacada pela coordenadora é o trabalho desenvolvido pelo grupo reflexivo formado por homens que fazem parte do ciclo de violência e o monitoramento do perfil das assistidas pelo Ceam. "Estamos fechando parcerias com as universidades para que possamos realizar as atividades nesses locais", acrescenta.
Lei Maria da Penha - A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. É normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente uma mulher ou esposa.
Programação
Dia 10 de agosto - 10h no Paço Municipal
- Palestra "Os avanços frente as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a Mulher";
- Entrega dos certificados dos Guardas Municipais que participaram da capacitação "Curso Pérola", com apresentação da Patrulha Maria da Penha;
- Apresentação do Grupo Reflexivo com homens autores de violência a mulher (parceria Universidade Estácio de Sá);
- Apresentação do programa estatístico de monitoramento desenvolvido pelo Serviço Social do Ceam;
- Apresentação do projeto Ceam Itinerante e da parceria UFF Direito Macaé;
- Lançamento do portal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Codim), que tem por objetivo mostrar as ações, programas e projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
14 de agosto - 9h no Ceam
- Palestra "O sabor do afeto: afetividade dos alimentos", com a nutricionista Lilian do Catan; Afetividade nas relações com as psicólogas do Ceam;
15 de agosto - 8h no auditório do Cealo
- Seminário Interno - "Compreendendo a interdisciplinaridade no enfrentamento a violência contra a mulher e o perfil das mulheres atendidas no Ceam";
23 de agosto, às 15h, Praça de Córrego do Ouro
"Dialogando com as mulheres da serra- Você conhece seus direitos?"
Parceria Cras Serra e Estratégia Saúde da Família
Aferição de pressão e avaliação antropométrica
24 de agosto, às 14h, pátio da Cidade Universitária
Av. Aloísio da Silva Gomes, 50- Granja dos Cavaleiros
Roda de Conversa- Tratando a violência de forma mais transversa
Parceria com Universidade Federal Fluminense- UFF- Campus Macaé
31 de agosto - 14h no Paço Municipal
- Palestra "A importância da transdisciplinaridade no enfrentamento da violência nas relações interpessoais", com a palestrante Paula Sirelli, Assistente Social e professora da UFF;
- Mesa para "Apresentação do projeto estatístico de monitoramento desenvolvido pelo Serviço social do Ceam.