logo

Ano letivo: profissionais de educação participam de encontros

02/02/2007 17:42:57 - Jornalista: Cesar Dussac

Cerca de dois mil profissionais de educação de Macaé participam nesta sexta-feira no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) do I Encontro de Gestores das Escolas Municipais e do II Encontro de Professores da Rede Municipal de ensino e. Os encontros, que marcaram a abertura do ano letivo, teve como objetivo promover através de palestras, uma visão mais atualizada da atuação do gestores e do professor em sala de aula, feita através da interação com o aluno.

“Estamos felizes em iniciar mais um ano, e com ele novas metas, sonhos e realizações”, disse a secretária Milmar Pinheiro. Durante o encontro, ela apresentou uma retrospectiva do trabalho da prefeitura no setor de Educação no ano passado. “Para este ano, temos vários projetos buscando parcerias para valorizar o trabalho de cada um, seja ele diretor, técnico, professor ou merendeira”, afirmou a secretária. O evento teve a participação do Som de Vozes, dos alunos do Ciep Maringá.

Na abertura do evento, o prefeito Riverton Mussi, que não pode comparecer, enviou uma mensagem, ressaltando a importância do educador para o processo de desenvolvimento humano. “Este ano, o número de alunos matriculados nas escolas municipais deve chegar a quase 40 mil. Estamos recebendo 3700 novos alunos. E contamos com todos vocês, profissionais de educação, para cumprir uma tarefa que é prioridade no município: levar Educação de boa qualidade para todos”, afirmou o prefeito em sua mensagem.

Gestores – Pela manhã, a secretária de Educação abriu o Primeiro Encontro de Gestores (diretores e diretores adjuntos) das escolas da rede municipal. Após a fala da secretária, seguiu-se a palestra intitulada "Administradores ou Gestores Escolares: competência de administrar ou liderar?", proferida pelo assessor de Instituições do Ensino Básico ao Superior, de Sistemas de Ensino e Redes Públicas de Educação, Marco Antonio Ferraz.

O palestrante fez uma análise das atividades do diretor de escola, que resultaram na mudança da visão da gestão escolar. "Atualmente, a gestão escolar é vista como uma profissão e, não mais, como uma função, como um cargo. Minha contribuição no processo é original, porque traz essa visão, um conceito novo na escola. Faço uma leitura do crescimento empresarial de administração de empresas e recursos humanos e transponho para a escola, na ação do gestor" explicou. O professor falou da experiência como gestor.

- Quando passei de professor a coordenador e, depois, a diretor, senti que estava preparado somente para a sala de aula e, não, para diretor. A pedagogia forma professores, para lidar com o aluno, enquanto o diretor gerencia o pessoal. Dirigir é algo que não passa pela Pedagogia, que não é uma ciência para gerir pessoas e, sim, para provar o aprendizado das pessoas. O próprio governo federal, através do MEC, tem programas de gestão escolar, porque se percebeu que o professor não está preparado para essa profissão, afirmou Marcos.