Apae Macaé é vice-campeã nacional em capoeira nas Olimpíadas

12/12/2022 15:44:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Acervo Pessoal

Evento esportivo foi realizado em Sergipe

Macaé subiu ao segundo lugar no pódio na 23ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes realizada em Aracaju, no Sergipe (SE), de 5 a 10 deste mês. Os atletas apeanos foram vice-campeões na capoeira, modalidade que o Estado do Rio de Janeiro participou pela primeira vez.

A equipe macaense vencedora foi formada por Davi de Jesus e Michelle Gonçalves, ambos de 14 anos; Thiago dos Santos, 16; e Peterson Carneiro, 19. No comando, o técnico André Conceição de Carvalho e as coordenadoras Luciana Thomaz e Iza Santana. Participaram das Olimpíadas delegações de unidades da Apae de 24 estados - o Rio levou 12 atletas.

“Os nossos atletas fazem a organização da roda. Eles tocam pandeiro, berimbau e atabaque, cantam, dançam e jogam. O técnico só orienta. É hora de darmos o protagonismo aos nossos usuários. São eles que desempenham todos os papéis. Essa é a forma, de fato, da inclusão, da acessibilidade, de fazer com que eles sejam vistos e todo o evento é realizado por eles”, destacou o técnico, servidor da Secretaria Municipal de Esportes que apoia o evento.

O vice-campeonato pode trazer benefícios além do título para os atletas da Apae Macaé. “Espero que eles consigam o benefício do Bolsa-Atleta, com a abertura do novo processo seletivo em 2023, porque tiveram resultados positivos nas competições que participaram este ano”, disse o secretário de Esportes de Macaé, Marvel Maillet.

As Olimpíadas são promovidas a cada três anos pela Apae Brasil desde 1973, em parceria com as federações estaduais. A fala do técnico representa o objetivo do evento: estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer em um ambiente competitivo.

Conforme o site da Apae Brasil, os jogos reúnem atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede apaeana do país. Esta edição envolveu cerca de 1.600 atletas, técnicos e comissão esportiva.


Fotos Relacionadas