logo

Apresentação de Orquestras emociona público

11/05/2013 12:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Encontro de Orquestras prossegue neste sábado, no Parque da Cidade

Muita emoção no primeiro Encontro de Orquestras de Macaé. Cerca de mil pessoas aplaudiram de pé as apresentações da noite desta sexta-feira (1), no Parque da Cidade. A primeira atração a subir ao palco foi a Banda Sinfônica Nova Aurora, com músicos da cidade. Em seguida, foi a vez da Rio Renascence Consort. E para fechar a noite, a Orquestra Sinfônica de São Paulo, formada por 35 mulheres, homenageou os 100 anos de Luiz Gonzaga, o Rei do baião. O evento, que prossegue neste sábado (11), antecipa a comemoração do Dia das Mães, celebrado neste domingo (12). Para elas, a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) distribuiu rosas com o objetivo de homenageá-las.

O prefeito Dr. Aluízio foi prestigiar o encontro e afirmou que a iniciativa é uma nova oportunidade para a população macaense. “È uma nova forma de promover a arte, a cultura e o entretenimento. Os espetáculos são eruditos, porém, valorizam a modernidade. Portanto, é fazer o simples com grandiosidade”, acrescentou Dr. Aluízio.

O Encontro de Orquestras de Macaé acontece ao ar livre e busca aproximar artistas e espectadores. A ideia é mostrar que a música instrumental é para todos. E quem compareceu ao Parque com a família aprovou a proposta. Este é o caso da assistente administrativo Eliane Andrade de Albuquerque, 35 anos, do bairro Visconde de Araújo. Ela, marido e dois filhos foram conhecer, pela primeira vez, a apresentação de uma orquestra. “Fiquei sabendo do encontro com um anúncio no carro de som. Fiquei curiosa e trouxe toda a família. Estamos apaixonados pelo o que estamos assistindo. Já chorei várias vezes aqui”, frisou.

E não foi somente o público que se emocionou com as apresentações. O maestro Hélio Rodrigues da Sinfônica Nova Aurora se emocionava a cada apresentação de um bloco de músicas. “Desculpa-me, mas é muita emoção. É a primeira oportunidade de mostrar nosso trabalho, nosso valor, além das grades da Sociedade Nova Aurora”, ressaltou o maestro, que foi aplaudido de pé. A orquestra apresentou o Hino de Macaé, trilhas sonoras dos filmes Os Incríveis e A máscara do Zorro, assim como, Frank Sinatra, flash back dos anos 80, John Lennon e músicas brasileiras.

Primeira formação orquestral do mundo, a Rio Renascence Consort, tocou músicas dos anos 1600 e 1700. Neste sábado (11), a partir das 19 horas, o Parque da Cidade será palco da Orquestra Camerata Rio, que mostrará repertório clássico e erudito, fazendo valer som de Schubbert e Strauss, entre outros. Em seguida, haverá para a legião de admiradores dos Beatles, músicas com arranjo pela Cia Filarmônica, de São Paulo.

No final do primeiro Encontro de Orquestras de Macaé, a famosa Orquestra Tabajara concluirá com muita animação a noite, anterior ao Dia das Mães, em Macaé.

HOMENAGEM A FAGUNDES

Apaixonado pela cultura e pela música, José Carlos Fagundes de Souza Lima, arquiteto da Prefeitura de Macaé que morreu em um acidente de carro no ano passado, será homenageado pelo prefeito Dr. Aluízio no segundo dia do 1º Encontro de Orquestras de Macaé, neste sábado (11), a partir das 19 horas, no Parque da Cidade. A homenagem será durante a apresentação da Cia. Filarmônica com o espetáculo The Beatles Song, interpretando clássicos dos Beatles, que subirá ao palco, por volta das 20h30min.

Dr. Aluízio entregará à viúva de Fagundes, Rose Fagundes, e filhos uma placa de bronze com a seguinte mensagem: “Os músicos desta região nunca deixarão de lembrar dos aplausos de incentivo, do carinho e da sua amizade”. A placa traz a assinatura do prefeito e o símbolo do 1º Encontro de Orquestras. Além da família e do público que vão prestigiar o evento, a homenagem in memorian será acompanhada de perto por caravanas de amigos de Fagundes que virão de várias partes do país, principalmente de Vitória, capital do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e Cabo Frio.

Integrante da Sociedade Musical Macaense, Fagundes apresentava um programa de rádio dedicado à música e colecionava antigos LPs, CDs e DVDs de diversos autores e estilos musicais. Amava também as canções instrumentais das orquestras, o jazz, a MPB como um todo e, principalmente os músicos da região.


Fotos Relacionadas