Empresários do trade turístico dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio da região Serra Verde e da região dos Lagos, participaram na noite de segunda-feira (19), da reunião sobre o lançamento do Programa Vai Brasil, criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens). O programa tem como objetivo promover a comercialização de pacotes turísticos na baixa temporada para os diversos destinos do Brasil. Os serviços já estão disponíveis para o público, a preços especiais.
O Vai Brasil é um projeto criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a BRAZTOA e a ABAV com o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos em períodos de baixa ocupação nos diversos destinos do Brasil. Os serviços turísticos do Vai Brasil são disponibilizados ao público, com condições especiais de preços, por meio do website wttp://www.vaibrasil.com.br
O projeto tem por objetivo aumentar a oferta e a procura para os períodos de baixa ocupação, a fim de minimizar os efeitos da sazonalidade, aumentar a ocupação da oferta existente, estimular a articulação entre as empresas do trade turístico e seu comprometimento com as ações do Vai Brasil, manter os empregos atuais; diminuir a rotatividade e ampliar a oferta de vagas; fortalecer o papel do setor turístico como gerador de renda e de desenvolvimento social além de dar oportunidade a todos os integrantes da cadeia produtiva do turismo de divulgar seus produtos em escala nacional.
Segundo o palestrante Enzo Arnrs, diretor de segmento do Ministério do Turismo e coordenador do programa, pela primeira vez no Brasil um projeto conseguiu mobilizar toda a cadeia produtiva do turismo para dinamizar a produção e comercialização de produtos turísticos no país, por meio de uma estratégia que leva em consideração os interesses de todos os integrantes envolvidos no processo, sem alterar as relações de mercado.
- O Vai Brasil privilegia o funcionamento da cadeia produtiva e, principalmente, gera novos clientes e cria oportunidades para a inserção de novos fornecedores e prestadores de serviços turísticos em escala nacional, disse Arns, enfatizando que, ao reduzirem suas tarifas, os integrantes da cadeia produtiva do turismo ampliam suas oportunidades de negócios no período de baixa ocupação e permitem a uma maior parcela da população viajar pelo Brasil, aumentando assim seus lucros.
Nesta fase do projeto podem participar as operadoras de turismo, agências de viagens, companhias aéreas, meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques de diversões e empresas de assistência de viagem. Para as fases seguintes, espera-se que outros parceiros, como instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito, conventions & visitors bureaux, empresas de transporte rodoviário, bares e restaurantes também venham a aderir ao projeto.