O Conservatório Macaé de Música, da Escola de Artes Maria José Guedes, inicia nesta quarta-feira (5), a partir das 17h30 as apresentações internas semestrais da disciplina Atividades Artísticas. Alunos dos níveis dois, três e quatro interpretarão vários estilos, do clássico ao contemporâneo, no auditório Eusébio de Mello, quarto andar do Centro Macaé de Cultura. As apresentações são abertas ao público, com entrada franca.
Na abertura, alunos de clarinete de Geziel Daudt; de violão, de Lúcio Duval; de prática de conjunto, de Ruben Almeida, e de violino, de Cláudia Márcia, mostrarão um pouco do resultado do estudo deste período. Na quinta-feira (6), às 18h, acontecerá apresentação dos alunos de Flauta Transversal, de Thaís Lopes, e de saxofone, de Eduardo Bruno. Já na sexta-feira (7), a partir das 17h, é a vez dos alunos de teclado dos professores Raul Lavor, Eduardo Soares e Fred Neves. Logo após, se apresentam os estudantes de piano de Flávio Dutra, Raul Lavor e Fred Neves. E para encerrar a semana de apresentações internas, os alunos de canto de Verena Widmer e de Prática de Coral, de Wilson Santos.
Essa série de apresentações, além de ser uma boa opção de lazer cultural, vem complementar o estudo acadêmico de instrumentos, de Teoria Musical e de Prática de Conjunto. E, segundo o coordenador de cursos do Conservatório Macaé de Música, Lúcio Duval, é fundamental para a formação em música. A disciplina Atividades Artísticas, que integra a grade curricular da escola, consiste no contato do aluno com o público, o que requer aprendizado.
– Temos que preparar o artista para lidar com o público. É uma prática fundamental para o aluno se aperfeiçoar. Aprender a controlar o nervosismo com o apoio dos professores, transformando isso em algo positivo, algo que leva a concentração – enfatiza Lúcio.
Na próxima semana, as apresentações para alunos de nível três e quatro, serão realizadas na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura, no Café do Teatro Municipal e também no Solar dos Mello. A programação, ao estilo happy hour, acontecerá aos moldes do projeto “Segunda de 1ª”, da Fundação Macaé de Cultura, com o patrocínio do Banco do Brasil, que é sucesso de público na primeira e terceira segunda-feira de cada mês.