Um pênalti mal marcado pelo árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider deu a vitória de 2 a 1 do Boavista sobre o Macaé Esporte na tarde deste domingo (10), no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema. A partida foi válida pela última rodada do Grupo A da Taça Guanabara.
Com este resultado, as duas equipes terminaram o turno com 11 pontos, entretanto os macaenses ficaram com o terceiro lugar por terem vantagem no saldo de gols: quatro contra um do alviverde da Região dos Lagos. O Macaé Esporte fechou ainda a Taça Guanabara com a sexta colocação no geral, o que lhe daria direito de disputar a Série C do Brasileirão no segundo semestre.
- Fizemos uma excelente campanha neste primeiro turno. Tivemos menos tempo para preparar o time em relação à Segunda Divisão do ano passado, mas o grupo assumiu o projeto e conseguimos bons resultados. Nós precisamos de algumas peças e tenho certeza que a diretoria irá nos atender - disse o técnico Tita, que deu dois dias de folga ao time. A reapresentação está marcada para quarta-feira (13) à tarde.
Além da terceira colocação da chave, o Macaé Esporte terminou o turno com a melhor defesa do Carioca com cinco gols sofridos. O próximo compromisso da equipe será no dia 2 de março, contra o Madureira, na Rua Conselheiro Galvão, na primeira rodada da Taça Rio.
O jogo
Debaixo de um sol escaldante - beirando os 40 graus -, Macaé e Boavista fizeram um primeiro tempo com poucas emoções. Jogando em casa, o time de Saquarema tomou a iniciativa do jogo e chegou a ter um gol do atacante Diogo bem anulado, aos 22min, pelo assistente Gilberto Stina Pereira.
Aos 27min, o árbitro concedeu dois minutos de parada técnica para que os jogadores pudessem se refrescar. O técnico Tita aproveitou a paralisação para fazer a primeira mudança no Macaé Esporte. O lateral-esquerdo Andrezinho sentiu a posterior da coxa esquerda e foi substituído pelo também ala Lima.
Apesar de o Boavista ter tido maior posse de bola, o alvianil praiano conseguiu criar uma boa oportunidade aos 29min. Steve rolou para Lima na esquerda, que avançou até a linha de fundo e cruzou para Wallacer cabecear sobre o gol do Erivélton. O time da casa continuou levando mais perigo, mas não marcou.
Na etapa final, o Boavista seguiu pressionando e abriu o placar aos 9min. Esquerdinha cruzou e Fábio Braz marcou de cabeça, sem chances para o goleiro Cássio. Foi o suficiente para Tita fazer a segunda alteração no Macaé Esporte. Saiu o volante Steve para a entrada do meia Zada.
A modificação surtiu efeito e o alvianil chegou ao empate aos 23min. Wallacer cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro André, que neste domingo completa 29 anos de idade, apareceu como elemento surpresa no segundo pau e subiu mais do que toda a defesa do Boavista para marcar de cabeça.
Porém, aos 31min, o árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider marcou pênalti inexistente do zagueiro André em Flavinho. O atacante Anselmo bateu no canto direito de Cássio, que pulou para a esquerda, e deu números finais ao confronto: Boavista 2 x 1 Macaé Esporte.
>> Outros resultados: Grupo A – América 3 x 3 Cardoso Moreira, Flamengo 1 x 4 Fluminense e Volta Redonda 0 x 1 Duque de Caxias. Grupo B – Vasco 5 x 1 Cabofriense, Botafogo 1 x 2 Madureira, Americano 0 x 0 Mesquita e Friburguense 2 x 0 Resende.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 2 X 1 MACAÉ
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Gilberto Stina Pereira e Marcelo Corrêa de Lima
>> Boavista: Erivélton; Fábio Braz, Bruno Costa e Helton; Flavinho, Bruno Moreno (Flávio Santos), Roberto Lopes, Rodrigo (Arílson) e Esquerdinha; Anselmo e Diogo (Romarinho). Técnico: Edinho.
>> Macaé: Cássio; Mário César, André, Wallace e Andrezinho (Lima); Marcinho, André Gomes, Steve (Zada), Wallacer e Bill (Geraldo); Bruno Mezenga. Técnico Tita.
>> Classificação
Grupo A
1º Flamengo, 18 pts
2º Fluminense, 17 pts
3º Macaé, 11 pts (saldo 4)
4º Boavista, 11 pts (saldo 1)
5º Volta Redonda, 7 pts (saldo -1)
6º Duque de Caxias, 7 pts (saldo -4)
7º Cardoso Moreira, 7 pts (saldo -10)
8º América, 1 pt
Grupo B
1º Botafogo, 16 pts
2º Vasco, 15 pts
3º Madureira, 13 pts
4º Cabofriense, 10 pts (13 gols pró)
5º Friburguense, 10 pts (9 gols pró)
6º Resende, 6 pts (duas vitórias)
7º Mesquita, 6 pts (uma vitória)
8º Americano, 4 pts
* Texto atualizado às 22h55