Foto: Divulgação
O norte-americano Jamaal Smith ficou entre os melhores
Foi uma noite muito mais de festa do que de competição em si. É desta forma que podem ser definidos os torneios de abertura que antecederam o Jogo das Estrelas do NBB, que aconteceram na noite desta sexta-feira (21), em Fortaleza (CE). Competindo no Desafio de Habilidades, o armador da Associação Macaé de Basquete, Jamaal Smith, ficou entre os quatro melhores tempos do circuito, se destacando durante todo o evento pela agilidade e interação com o restante do grupo.
Muito elogiado pelos comentaristas do canal Sportv, que transmitiu o evento ao vivo, Jamaal concluiu o percurso do desafio em 29 segundos, o quarto melhor tempo dos nove competidores, entre eles o invicto e considerado imbatível Fernando Penna (Universo/Goiânia), então tricampeão da modalidade, que só alcançou 36 segundos, e o jogador que seria a promessa da noite, o flamenguista Laprovittola, que decepcionou nos 39 segundos.
Nesta competição, o jogador tem que demonstrar o máximo de domínio em dribles, passe de bola e arremesso de três pontos, tudo no menor tempo que puder. Por isso a velocidade é um dos fatores que mais contam nesta modalidade, habilidade que os torcedores macaenses já conhecem do jogador do Macaé Basquete há bastante tempo.
Jamaal chamou a atenção do público e comentaristas por ter feito o seguinte trajeto em apenas 29 segundos: uma bandeja, passes em zigue-zague por quatro obstáculos e um passe direto dentro de um arco. Logo em seguida, Jamaal cravou, como poucos, uma bola de três pontos logo na primeira tentativa, executou um passe picado sobre outro arco e repetiu a passagem em zigue-zague por mais quatro obstáculos, finalizando o circuito com uma bandeja. No desafio vence quem fizer o trajeto em menor tempo. O título deste ano ficou com o veterano Nezinho do UniCEUB/BRB/Brasília, que completou a prova em 24 segundos.
Apesar de não ser um dos competidores, Jamaal ainda participou do Torneio de Enterradas, quando foi escolhido para auxiliar o jogador da Liga Sorocabana, Ned Cox, na jogada que resultaria na mais bela Enterrada da noite e que levou Cox para a disputa final, onde perdeu para o americano DeVon Hardin do Sky/Basquete Cearense.
Para o norte-americano Jamaal Smith, a experiência vivida durante todo o evento é o grande prêmio dos atletas. “Estamos aqui para comemorar o basquete brasileiro e tudo se transforma em uma grande festa de confraternização, solidariedade e principalmente de muita união entre os atletas. Apesar das competições, o que vale realmente é mostrar que o esporte vai muito além das rivalidades em quadra. Estou muito feliz de Macaé poder me proporcionar momentos como os dos últimos dias”, declarou o atleta do Macaé Basquete.
A noite de competições ainda contou com o Arremesso das Estrelas, Torneio de Enterradas e Torneio dos Três Pontos. O evento principal, o Jogo das Estrelas, aconteceu na manhã de sábado (22), com transmissão ao vivo pela Rede Globo, onde o ala/pivô Pablo Espinoza e o técnico do Macaé Basquete, Léo Costa, participaram pelo time NBB Mundo.