logo

Aroeira recebe Mutirão Minha Escola Querida

22/10/2010 10:27:51 - Jornalista: Cliton Davisson

Foto: Arquivo

Mutirão tem apoio do empresariado local

O programa Mutirão Minha Escola Querida, da Secretaria de Educação de Macaé, promove neste final de semana mais uma mobilização, desta vez na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arléa Carvalho José, no Bairro Aroeira. Será feita a pintura da escola, incluindo portas e grades, além da reforma elétrica, recuperação do pátio com grama sintética, confecção de cortinas para todas as salas, limpeza, recuperação das telhas, troca do marco das portas e das fechaduras, construção de piscina de areia e paisagismo.

Os interessados em participar como voluntários devem comparecer à escola neste sábado a partir das 8h. O sucesso do projeto tem atraído o voluntariado empresarial. Empresas locais estão participando efetivamente da reforma da escola, como Supermercado Litoral e a empresa IRM Services que doaram toda tinta necessária para realizar a pintura do prédio. A Elpídio Construções doou a areia para o mutirão. Já o mercado RS Correia e o Bar do Seu Manuel, ambos do Bairro Aroeira, também participam com doação de vários itens além da mão de obra.

Um dos destaques é a presença da força de trabalho do Forte Marechal Hermes, que além de entrar de forma efetiva com a mão de obra, também doará os almoços de sábado e de domingo. Segundo a coordenadora do projeto, Sônia Teresinha Gonçalves, o mutirão deverá mobilizar mais de 90 pessoas.

- É importante ressaltar a continuidade do Mutirão, que também tem influenciado várias escolas da rede municipal integrando a instituição de ensino com a comunidade, invocando assim a responsabilidade que cada cidadão tem sobre o patrimônio púbico, explica.

O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, lembrou que o programa foi criado em 2009, pela vice-prefeita Marilena Garcia, com o objetivo de convocar a população para participar da conservação das escolas municipais, resgatando a cultura do pertencimento.

- O objetivo principal é melhorar a infra-estrutura das escolas, visando ampliar suas relações com a comunidade e resgatar, para todos os envolvidos, a consciência de que a escola pertence a população e todos os cidadãos são responsáveis por ela, afirma Guto.

O Programa Minha Escola Querida completou no dia 30 de maio um ano de existência. O primeiro mutirão foi realizado no Colégio Municipal Wanderley Quintino, localizado no bairro das Malvinas. O segundo mutirão aconteceu no Colégio Municipal Cristus Jean Koussolas, localizado no bairro da Nova Holanda. O terceiro mutirão foi no colégio Zelita Rocha, no Parque Aeroporto. Já a quarta edição, foi na escola Joaquim Freire, no Alto dos Cajueiros. O quinto mutirão Minha Escola Querida beneficiou o Colégio Municipal José Calil Filho, localizado no bairro Barreto.

Os mutirões inspiraram outras escolas, que por iniciativa própria, mobilizaram os pais, alunos e toda a comunidade, como foi o caso das escolas Generino de Luna, localizado no bairro Virgem Santa; Eraldo Mussi; Cemeaes IV e Ciep Maringá, onde no Dia da Família, comemorado em 16 de maio, um grupo de alunos e pais, juntamente com homens da Guarda Municipal, estiveram no local para realizar alguns reparos.