Arquipélago de Sant’Anna: prefeitura faz visita técnica nesta quarta-feira

08/01/2007 15:58:31 - Jornalista: Simone Noronha

Com o principal objetivo de definir os detalhes finais para o convênio que será assinado no fim deste mês com a Marinha do Brasil, uma equipe de técnicos da prefeitura fará uma visita técnica ao Arquipélago de Sant’Anna nesta quarta-feira (10). A equipe, da Secretaria de Planejamento, vai levantar as necessidades de reforma e recuperação da base da Marinha, que faz parte da contrapartida da prefeitura no convênio, que vai possibilitar que a prefeitura faça a exploração turística e ambiental controlada das ilhas.

De acordo com o assessor especial da Secretaria de Planejamento, Edmilson Jório, pelo acordo feito com a Marinha, a prefeitura ficará responsável por fazer algumas melhorias na estrutura já existente na Ilha de Sant’Anna, a maior do Arquipélago. Entre as obras previstas, estão a melhoria na trilha de acesso ao farol, com a construção de escada com corrimão, e pequenas reformas na base da Marinha, onde vai funcionar também a base administrativa da prefeitura. As melhorias incluem ainda a construção de banheiros e de um posto médico, além de uma área para pouso ocasional de helicópteros, melhorias no saneamento e a construção de um reservatório de água potável.

Após a assinatura do documento, o município passa a usar o Arquipélago e maneira compartilhada com a Marinha. A partir daí, será elaborado o Plano de Manejo, que vai definir o uso das ilhas de maneira ecologicamente correta. O Plano será feito por uma empresa especializada, e deve ficar pronto em seis meses”, explicou Edmilson Jório. A fiscalização do Arquipélago de Sant’Anna será de responsabilidade conjunta da Marinha e da prefeitura.

Arquipélago de Sant’Anna

O Arquipélago de Sant’Anna é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant’Anna. Localizado a oito quilômetros do cais do Mercado Municipal, é utilizado para o lazer e para a pesca. Nas ilhas vivem colônias de gaivotas, além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno. Além de ser um excelente local para passeios e pesca, a ilha tem ótimos pontos para mergulho.

Os passeios às ilhas precisam da autorização da Marinha, e podem ser feitos em barcos alugados no Mercado Municipal ou no Iate Clube. A ilha de Sant’Anna,a maior do arquipélago, conta com uma base da Marinha, onde o farol, construído em 1901, pode ser visitado mediante autorização prévia solicitada à Capitania dos Portos. A Ilha do Francês conta praias de águas cristalinas, e o Ilhote Sul, formado por rochas sólidas, não possui faixa de areia.

O Arquipélago de Sant’Anna é o único vestígio de civilização pré-histórica brasileira em ilha. A estimativa é que o arquipélago tenha 1.200 anos. As ilhas formam uma Área de Proteção Ambiental (APA) prevista na Lei Orgânica do município.