Será nesta quinta-feira (25), o grande evento do Projeto Art Luz, no Teatro Municipal, a partir das 20h, quando diversas vertentes culturais do projeto se apresentarão para o público. Capoeira, jazz, canto, teatro, violão, flauta doce, pintura em tela e muitas outras poderão ser apreciadas pelas pessoas, em acontecimento promovido pela secretaria Especial de Cultura, Esporte e Turismo, intitulado Cidade Art Luz.
- A partir destas apresentações no teatro, partiremos para terminais rodoviários, praias, praças, escolas e pontos turísticos de todo o município, aonde mostraremos os trabalhos artísticos, culturais e esportivos do Art Luz, para os cidadãos comuns de Macaé – explica a coordenadora geral do projeto, Ângela Terra.
Ela diz que é preciso que todos saibam que o projeto Art Luz objetiva a inclusão social de 1,7 mil crianças, adolescentes e mulheres que participam das atividades, realizadas em pólos como o das Malvinas, Aroeira, Sana, Morro de Santana, Fronteira, Parque Aeroporto (dois núcleos) e, em breve, no Morro de São Jorge.
As ações em prol da democratização da arte e do esporte para as camadas que vivem em condições de risco social, moradoras das periferias de Macaé, proporcionarão maior visibilidade do Art Luz, demonstrando a responsabilidade social do governo municipal. Macaé vai conhecer o projeto da melhor maneira possível: vendo de perto os resultados artísticos, culturais e esportivos. “A periodicidade das apresentações nos espaços públicos será trimestral”, garante a coordenadora adjunta do projeto Lúcia Pacheco.
Como em todo o processo de desenvolvimento e de busca pela excelência, o Art Luz também tem a finalidade de promover qualidade e eficiência para inserir a população macaense de baixa renda no mundo da cultura. Para isso, a direção prepara projeto inovador (Cidade Art Luz) para fazer a diferença na área artística e esportiva.
O objetivo do Cidade Art Luz é aproximar as comunidades das políticas sociais empreendidas pela administração municipal. Para o dia em que o pontapé inicial do Cidade Art Luz for dado – quinta (25) - o projeto será visto por um público cuja estimativa é de que lote o teatro municipal: uma probabilidade de 600 pessoas.
Dezenas de professores do Art Luz conduzirão os alunos ao palco, para mostrar o que aprenderam nas aulas, o que será feito diante do público tanto no teatro quanto nas ruas. Também estão programadas para a noite de lançamento do Cidade Art Luz, apresentações de danças tradicionais da cultura africana, como jongo, maculelê e capoeira.
Serão 70 adolescentes do projeto dançando músicas afro e jogando capoeira na Praça das Artes, localizada em frente ao prédio do Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780. As apresentações estão previstas para 19h, uma hora antes das principais apresentações no Teatro Municipal.
Além disso, alunos de pintura da professora Jomapina vão exibir telas pintadas no estilo Naïf, na Galeria de Artes Hindenburgo Olive (GaHO). Jomapina dá aulas no Parque Aeroporto. Seus alunos foram entrevistados por profissionais de imprensa, da área televisiva, quando alunos de pintura com síndrome de Down e com depressão contaram os benefícios que as aulas têm lhes proporcionado (terapia, incentivo à criatividade e momento de prazer), em termos emocionais e mentais. Nesse caso, a divulgação do projeto se deu pela televisão, atingindo um maior número de pessoas.