logo

Art Luz brilha no 3º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

13/09/2007 13:53:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Vinte adolescentes bailarinos da Cia Art Luz de Dança e Teatro representaram Macaé no terceiro Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, de seis a nove de setembro. Competiram contra equipes de dança de todo o Brasil, nas modalidades contemporânea, moderna, clássica, dança de rua e estilo livre, conquistando o primeiro lugar com a coreografia “A Máfia” (Dança de Rua), na qual sete bailarinos, orientados pelo coreógrafo Sandro Fernandes, trouxeram troféu para Macaé.

O Art Luz também conseguiu o segundo lugar na categoria estilo livre, por meio da coreografia “Emanar”, quando os 20 bailarinos foram coreografados por Alessandra Gripp. Além disso, os bailarinos Rafael Kassius e Felipe Macedo obtiveram a terceira colocação, com a coreografia “Para Quem Quiser Me Seguir”, na modalidade Duo Moderno, cuja coreógrafa também foi Alessandra Gripp.

- Os bailarinos da Cia Art Luz de Dança e Teatro já participaram de festivais de dança em Joinville (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Rio das Ostras (RJ), entre outros, conseguindo nos dois anos de existência da companhia 31 premiações – diz Alessandra Gripp.

Já a secretária especial de Cultura, Esporte e Turismo, Ivana Mussi, que também é diretora geral da Cia Art Luz de Dança e Teatro, ressalta que a intenção do projeto é inserir os jovens no mundo do trabalho através da arte. “Esses festivais agregam experiência artística aos participantes. Eu comecei em festivais como bailarina, depois passei a coreografar, recebendo prêmios, e, atualmente, dirijo a Cia”, conta Ivana.

Ela acrescenta que a evolução artística se dá num processo paulatino e que graças à satisfação e ao desenvolvimento de sua vocação, hoje está à frente da secretaria. “Nosso objetivo é que haja crescimento profissional e encontro com as aptidões e talentos na vida desses jovens”, acentua, lembrando que eles foram merecedores dos aplausos e prêmios conquistados no festival em Cabo Frio.

A diretora executiva da Cia Art Luz de Dança e Teatro, Ângela Terra, lembra que o trabalho técnico da companhia é sério e devido ao profissionalismo dos professores de dança e à eficiência dos jovens bailarinos vitórias e conquistas estão acontecendo com o grupo. “Graças ao apoio e incentivo da administração municipal, através do prefeito Riverton Mussi, o projeto Art Luz está sendo um sucesso absoluto, promovendo a inclusão social de cerca de 1700 crianças, adolescentes e mulheres, moradores da periferia, que freqüentam nossas mais variadas aulas artísticas, culturais e esportivas”, frisa Ângela.

Para Felipe Francisco Macedo, 16 anos, o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio colaborou para abrir sua mente. “Gostei muito do grupo paulista “Discípulos do Ritmo”, que inovou na arte da dança, demonstrando uma criatividade sensacional”, aponta. Já Rafaela da Conceição Ribeiro (17) diz que se emocionou com os aplausos dos cerca de mil expectadores, que lotaram o local onde houve o festival – no Ginásio Poliesportivo de Cabo Frio. “Quando saíamos do palco, as pessoas nos procuravam, fazendo comentários elogiosos”, conta. De acordo com Larissa Fernandes da Silva (16), estar na Cia Art Luz de Dança e Teatro proporciona ocupação sadia a sua mente, livrando os participantes das mazelas sociais. “É uma alegria imensa vivenciar a terapia da dança”, finaliza.

Teatro

A Cia Art Luz de Dança e Teatro vai participar do XIV Festival de Teatro de Macaé. Na sexta-feira (14), às 15h, eles apresentam a peça infantil “O Jardim”, de Oscar Wilde, cuja direção é de Cláudia Bispo. A história é de um gigante que vive num país fantasioso e imaginário. Ao dirigir-se a seu castelo encontra crianças num magnífico jardim. Ele as expulsa dali. No entanto, milagrosamente o inverno não vai embora. Em todo o lugar as estações mudam, menos no jardim. É aí que aparece uma criança que singelamente pede somente um beijo ao gigante. Perplexo e comovido, o gigante tem seu coração derretido. O assistente de direção e preparador vocal dos 20 atores que atuarão na peça é Manuel Thomas. Ele adianta que também haverá dança e canto no espetáculo.