O Programa Art Luz e o Projeto Viva Funk estão preparando um CD de funk para ser lançado no início do ano que vem. O projeto vai ser patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do Art Luz, Lúcia Pacheco, a produção será de um CD com seis músicas de funk melody, seis de funk montagem e duas músicas de funk gospel.
Os cantores e compositores desse CD são moradores de Macaé. “Nós iremos levá-los para um estúdio nas Laranjeiras (Rio), onde especialistas desse estilo musical irão fazer toda a produção do CD”, comenta Lúcia. Ela acrescenta que serão produzidos mil CDs em janeiro de 2013.
A coordenadora do Programa Art Luz enumera os objetivos do CD: revitalizar o funk, fazer um funk sem ideologias e eliminar a violência oriunda pela ligação entre esse estilo de música e o crime e a violência.
Já o coordenador do Projeto Viva Funk, Felipe Alfradique (28), comenta que serão sete músicos participando do CD. Eles são moradores do Lagomar, Aroeira, Ajuda de Cima, Nova Holanda, Miramar e Parque Aeroporto. Ele afirma que o funk melody é um funk voltado ao romance, que conta histórias de amor, enquanto que o funk montagem já expressa exclusivamente como vivem as comunidades da periferia.
Ele explica ainda que o site do projeto que coordena é: www.vivafunk.com. “É só clicar e os internautas irão tomar conhecimento de tudo isso”, conta Felipe Alfradique.
Ainda sobre as finalidades do CD, Lúcia é enfática: “A periferia é vista de uma maneira negativa, que liga o funk à marginalidade e à violência. Queremos mostrar que o funk e mais um estilo musical com características próprias, de um modo positivo”.
Parte dos CDs ficará no Art Luz (Fronteira) para posterior distribuição em campanhas de divulgação do trabalho. O material não poderá ser vendido porque é fruto de verbas públicas.