logo

Art Luz oferece aulas a mulheres no Sindicato dos Servidores

13/06/2007 14:00:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Além de atender a cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes, o projeto Art Luz também oferece cursos para mulheres de famílias de baixo poder aquisitivo. Ginástica, jazz e artesanato em escamas de peixes são ministrados para o sexo feminino no Sindicato dos Servidores, na Fronteira. Cento e sessenta pessoas estão inscritas nas aulas.

Para a professora de ginástica do Art Luz, Andréa Duque, é importante trabalhar com a auto-estima, uma vez que conversa com as alunas no início das aulas. “A gente dialoga sobre estética, alimentação, saúde e outros temas”, esclarece Andréa. Ela também busca trabalhar a lateralidade e o ritmo, com o objetivo de propagar a consciência corporal.

São três aulas semanais, das 7h às 9h. Há alunas de 15 a 74 anos de idade. Cada aula dura uma hora. A praticante de ginástica Maria da Glória, moradora da Barra de Macaé, diz que as aulas fazem bem para a alma e o corpo. As atletas são moradoras da Nova Holanda, Nova Esperança, Fronteira, Brasília, Parque Aeroporto e, inclusive, Malvinas e Aroeira. Há 60 alunas.

Jazz

A professora de jazz, Nika Gripp, orienta cerca de 60 alunas. Uma parte fica no Sindicato e a outra dança no salão da Igreja São José Operário. A maioria das alunas é composta por domésticas ou faxineiras. “Elas viajam, apresentando-se em outras cidades, por exemplo, a ida a Cabo Frio, no ano passado”, comenta Nika. A descoberta da arte levou-as também a mostrarem seus talentos na tardes de integração da terceira idade, que acontece mensalmente no Teatro Municipal de Macaé.

Artesanato em Escamas de Peixes

A intenção das aulas de artesanato em escamas de peixes é oferecer uma nova fonte de renda para as mulheres, cujas idades variam entre 13 e 60 anos. A professora é Sônia de Souza Pereira, que ensina as alunas a fazerem flores, bijuteiras, sandálias, bolsas etc. Outra vantagem é que as alunas ocupam o tempo e a mente sadiamente.

A doméstica Rosimere Benedito (37) já comercializa pulseiras, cordões, chaveiros e outros objetos, feitos com escama de peixes. Enquanto seus filhos Jhonatan (08) e Breno (07) aprendem teatro no Sindicato dos Servidores, ela desenvolve conhecimentos práticos sobre artesanato. Há 40 alunas inscritas.