Neste mês de outubro, a capoeira do Projeto Art Luz esteve em festa. É que 65 crianças com idades entre quatro e nove anos e 18 adultos participaram do batizado e da troca de corda. O evento ocorre uma vez por ano, sendo um encontro de confraternização, onde os alunos iniciantes se apresentam aos mais antigos da capoeira. Instrutores, professores, mestrandos e mestres assistem os novatos jogarem capoeira.
Segundo o mestre Golda, o evento, que ocorreu no dia 09 de outubro, das 9h às 14h, no Ginásio Centro de Treinamento (CT) da prefeitura, foi um sucesso. “Nosso objetivo é educar as crianças, tirando-as das ruas e desenvolvendo a coordenação motora delas, além de apoiá-las psicologicamente, oferecendo a elas educação, convívio social e percepção do mundo”, explica o mestre.
Para este encontro, houve integração entre quatro professores e seus alunos das Malvinas e Fronteira. Além de Golda, também estiveram presentes o instrutor Erick, o graduado Bracinho e Pedreira.
Na capoeira há 18 graduações com cores diferentes. As crianças receberam as cordinhas como fruto da dedicação e treinamento realizados durante o ano. Golda lembra que as cordas crua e amarela, amarela, amarela e laranja e laranja que elas adquiriram é uma forma de parabenizá-las pelo esforço durante as aulas, além de fazer justiça e estimulá-las.