logo

Art Luz realiza Mostra Interna no Morro de Sant’Anna

06/12/2007 10:17:24 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Depois das Mostras Internas do Projeto Art Luz nas Malvinas e no Parque Aeroporto, ocorridas no mês de novembro, agora é a vez do Morro de Sant’Anna. O evento, que reunirá cerca de 180 crianças, adolescentes e mulheres, acontece no sábado (8/12), a partir das 17h, no auditório da Igreja Getsêmani. Dança de rua, balé clássico, grafite e ginástica são algumas modalidades culturais e esportivas ministradas por quatro professores, nos períodos da manhã e da tarde.

Os participantes, cujas idades são a partir dos sete anos, irão mostrar o que aprenderam em 2007 para pais, vizinhos e colegas. Segundo a diretora do Projeto Art Luz, professora Ângela Terra, o objetivo da primeira Mostra Interna do Morro de Sant’Anna é divulgar o projeto para a comunidade, promovendo aumento da qualidade de vida daquela população, através da arte.

- Ano que vem haverá grande evento no pátio da Igreja de Sant’Anna, com o tema referente à história de Macaé – conta Ângela. As aulas são realizadas na comunidade há dois anos. No local há uma ampla sala de dança, com espelho e barra. “Nossa meta é incentivar a inserção social gratuitamente, por meio da cultura”, ressalta a diretora.

Quem quiser participar do projeto no próximo ano deve telefonar para 2759-0889 (ramal 239). Em janeiro, haverá formação de novas turmas no Morro de Sant’Anna. Estes cursos são gratuitos e têm como meta democratizar a cultura em Macaé. Também haverá Mostras Internas na Fronteira, na sexta-feira (14), e no Teatro Municipal, com o lançamento do projeto Cidade Art Luz (22, sábado).

O Projeto Art Luz está funcionando nos núcleos Morro de Santana, Aroeira, Malvinas, Fronteira, Morro de São Jorge, Parque Aeroporto e também no distrito do Sana. São 1,5 mil crianças, adolescentes e mulheres incluídos no mundo artístico e esportivo no município, de forma gratuita. “São excelentes os trabalhos dos professores do Art Luz”, informa Ângela.

Devido ao grande número de participantes, em muitas aulas e várias turmas, formando diversos grupos artísticos, as apresentações de fim de ano e Mostras Internas são realizadas nos pólos e não no Teatro Municipal, cujo espaço de 500 lugares não satisfaz à demanda de pessoas que vão assistir às apresentações.

Novo administrador

Para o administrador Fábio Thomaz, que em novembro deste ano passou a integrar a equipe de coordenação do Art Luz, é necessário organizar o projeto, buscando maior integração entre os pólos e desenvolvendo novas atividades nos núcleos.

- Acho que o pólo do Morro de Sant’Anna é muito importante para satisfazer a demanda cultural de uma população que não tem meios favoráveis de inserção no mundo da arte. Todo o bairro é beneficiado – explica Fábio.