logo

Art Luz se apresenta no 24º Festival de Dança de Joinville

21/06/2006 13:55:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Crianças e adolescentes do projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), vão participar do 24º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. O evento acontece entre os dias 19 e 29 de julho. Treze alunos de dança de rua do professor Sandro Fernandes apresentarão a coreografia “Revolution”.

A coreografia, no estilo dança de rua, faz parte da mostra, mas não entra na competição oficial. A coreografia “Revolution” encena o encontro de duas gangues que, a princípio, iriam brigar, mas termina com todos os componentes dançando sob ritmo de batida forte.

O projeto Art Luz sintetiza cultura com inclusão social. São 1300 crianças e adolescentes aprendendo, gratuitamente, os mais variados estilos culturais, artísticos e esportivos. Entre as aulas oferecidas estão teatro, flauta doce, papel maché, ginástica, capoeira, violão, canto e outras formas de manifestação da criatividade. “Tudo isso, acontece devido à democratização da cultura, marca do atual governo”, diz a vice-presidente da FMC e coordenadora do Art Luz, Ângela Terra.

O Festival de Dança de Joinville é uma referência nacional e internacional para quem vivencia a dança. Por seu palco passaram jovens bailarinos e coreógrafos, que hoje se destacam profissionalmente.

Com o passar do tempo, o evento cresceu, tornou-se um leque de eventos e atividades simultâneas, da realização de mostras até de cursos, oficinas e atividades para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando intercâmbio entre os participantes que vêm de todos os cantos do Brasil e do exterior.

Para acomodar esta programação, o festival passou de cinco dias da primeira edição para os atuais onze, e hoje é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo.

A questão educativa também é destaque, seja com os cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, ou com a preocupação de trazer para as noites especiais - Abertura e Gala - espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados, como Coppélia, em 2004, com o Ballet do Teatro Colón, ou diferenciados, como o Ballet Nacional da Polônia Mazowsze, em 2005, considerado um dos melhores grupos folclóricos do mundo.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de quatro mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.