logo

Art Luz tem 100 alunos no Sana

24/05/2006 10:46:56 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura, oferece atividades para 100 pessoas no sexto distrito de Macaé, o Sana. A Casa de Educação e Cultura Emílio Gato é palco de cinco cursos na localidade, onde não faltam oportunidades de contato com a natureza - cachoeiras, montanhas e muito verde.

Aulas de jiu-jitsu são ministradas para 25 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, em todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h, pelo professor André. Para 15 meninas, moças e senhoras,há aulas de tricô e crochê, nas terças e quintas-feiras, a partir das 12h. A professora é Sônia Resende.

Nas sextas-feiras, acontece curso de Tear de Prego, quando são produzidos cachecóis, cintos, bolsas e outros produtos feitos através da criatividade de 15 alunas, devidamente orientadas pela professora Geane Andrade. O curso Artesanato em Jornal é ensinado para 12 alunos, pela professora Quesia Jandre. Cestas, revestimentos de caixas, encadernações, abajures, bandejas, porta-revistas e outros materiais são produzidos manualmente. As aulas acontecem nas segundas-feiras, às 10h.

Com o objetivo de desenvolver técnicas de desenho artístico e de grafite, a professora Lala Grey, é responsável pelo curso de Desenho que ocorre nas manhãs e tardes de sábados e domingos. “A partir de agosto, quando iniciarmos a segunda fase do curso, trabalharemos com tintas, aquarelas, óleo, acrílica e materiais semelhantes”, conta Lala.

Lala Grey, que também é a coordenadora da Casa de Educação e Cultura Emílio Gato, disse que a Casa recebeu da prefeitura uma televisão 29’ e um aparelho de DVD. Estes serão utilizados para a realização de cursos e palestras educativas sobre questões ambientais, artísticas, enfocando também o cinema brasileiro e temas culturais. No Sana existe atualmente cerca de dois mil moradores.